Clique Escola destaca projetos inspiradores de outubro

Foto: Divulgação/MEC

O aplicativo Clique Escola, do Ministério da Educação (MEC), continua sendo uma valiosa vitrine de inovação e engajamento na área educacional. Diretores escolares, professores, alunos, famílias e toda a comunidade escolar utilizam a plataforma para compartilhar e reconhecer iniciativas que transformam o ambiente de ensino. Em novembro, o MEC destaca cinco projetos que alcançaram o maior número de curtidas no aplicativo até o mês de outubro.  

A iniciativa contempla uma escola de cada região do país. Para garantir renovação e equidade, a pasta considerou apenas projetos inéditos, publicados no Clique Escola nos últimos três meses, excluindo os já premiados anteriormente. 

Confira abaixo os projetos selecionados:

Região Nordeste – O projeto “Igualdade Racial na Escola: cores e letras contra o racismo”, da Escola Municipal José Caboclo Amorim, em Triunfo (PB), valoriza a cultura afro-brasileira e quilombola por meio da arte e da literatura, promovendo o respeito e o combate ao racismo. A diretora Cassya Dantas conta que a iniciativa surgiu de um protocolo antirracista elaborado pela secretaria municipal de educação. “Outras atividades ainda serão trabalhadas ao longo do próximo ano letivo. O tema fará parte do nosso calendário escolar”, afirmou.

.
Projeto Igualdade Racial na Escola, em Triunfo (PB)

Região Norte – Inspirado na música A Canoa Virou, o projeto “Remando com as Palavras”, do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria Arlete, em Wanderlândia (TO), incentiva o hábito da leitura e o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos alunos do 1º e 2º ano do ensino fundamental. A diretora Eliana Santana explica: “Montamos uma paródia junto com os alunos em que a canoa não vira, para trabalhar a compreensão de que, remando juntos, alcançamos o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita”. A ação integra o programa Alfabetiza Mais Tocantins, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e utiliza a música como ferramenta para unir ludicidade e aprendizagem.

.
Projeto Remando com as Palavras, em Wanderlândia (TO)

Região Centro-Oeste – O “Projeto Quarta Cultural”, da Escola Municipal Novo Oriente, em Cáceres (MT), promove o desenvolvimento integral das crianças da pré-escola ao 5º ano, estimulando criatividade, leitura, comunicação e valores éticos por meio de contos e fábulas apresentados em dramatizações e teatro. A diretora Jani Costa afirma que “o projeto tem se mostrado uma experiência rica e transformadora para toda a comunidade escolar. Ao unir cultura, leitura e convivência, proporcionou momentos de alegria, comprometimento e aprendizado significativo, fortalecendo o espírito de equipe e o envolvimento das famílias”.

.
Projeto Quarta Cultural, em Cáceres (MT)

Região Sudeste – Em Uberlândia (MG), a Escola Municipal de Educação Infantil Anísio Spínola Teixeira celebrou a cidade com o projeto “Explorando Uberlândia pelos Olhos da Infância”, que entrelaça história, cultura, afetos e identidade. As crianças exploraram o território, reconheceram espaços e fortaleceram vínculos com o lugar onde vivem. Segundo a diretora Andressa Naves, “mais do que conhecer Uberlândia, nossas crianças a viveram com encantamento e protagonismo, mostrando que o território pode ser redescoberto por meio do olhar da infância”. Ela destaca ainda que a participação ativa das famílias e a valorização das tradições tornaram a festa cultural um momento de pertencimento, memória e amor pela cidade.

.
Projeto Explorando Uberlândia pelos Olhos da Infância, em Uberlândia (MG)

Região Sul – Na Escola de Educação Básica Marcolina Rodrigues da Silva, em Chapecó (SC), o projeto “Despertando o gosto pela leitura” partiu da leitura do livro O Sanduíche da Maricota para desenvolver uma atividade interdisciplinar. Em português, as crianças trabalharam a interpretação do texto e o vocabulário; em matemática, exploraram contagem, noções de quantidade e medidas, relacionando os ingredientes do sanduíche com números e proporções. Durante o processo, buscou-se estimular a criatividade e o prazer de aprender.

.
Projeto Despertando o gosto pela leitura, em Chapecó (SC)

Divulgação – Para as escolas e seus projetos ganharem destaque no aplicativo Clique Escola, basta a unidade escolar publicar seus projetos na ferramenta e incentivar a comunidade escolar a apoiar a educação brasileira com curtidas, comentários e compartilhamentos. Desse modo, juntos, valorizam as boas práticas que transformam a educação. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Básica (SEB)  

Fonte: Ministério da Educação