Na COP30, MDS participa de mais de 30 eventos sobre clima, combate à fome e desigualdade

Foto: Roberta Aline/MDS

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) leva à COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas em Belém, um conjunto de políticas sociais que colocam o combate à fome e às desigualdades no centro do debate climático. A pasta participará de mais de 30 eventos durante a conferência, que segue até 21 de novembro, com o ministro Wellington Dias e a equipe de secretários nacionais liderando mesas de debate e painéis sobre justiça climática e proteção social.

A agenda ministerial inclui participações em eventos de alto nível, começando pelo painel “O papel fundamental do combate à fome e à pobreza para a justiça climática” nesta segunda-feira (10.11).

Confira a agenda completa do MDS na COP30

Na terça-feira (11.11), Wellington Dias vai participar do workshop “Plano para Acelerar Soluções (PAS) para Reduzir os Efeitos das Mudanças Climáticas na Luta contra a Fome e a Pobreza”. O ministro também participa do lançamento do estande do MDS na Agrizone Arena, às 17h. Na oportunidade, será lançado o livro “O Futuro na Mesa: A política de segurança alimentar e nutricional frente à emergência climática”.

A programação segue na quarta-feira (12) com uma visita à Cozinha Solidária no município de Ananindeua (PA). No dia 18 de novembro, a participação do ministro se concentrará em povos tradicionais, com o painel “Foco nas comunidades indígenas tradicionais em contextos urbanos na América Latina e no Caribe” às 14h30, seguido pelo debate sobre “Políticas públicas baseadas em saberes de povos e comunidades tradicionais” às 17h30.

Os dias finais incluem um workshop de alto nível sobre convergência entre sistemas alimentares e políticas climáticas (19) e o evento “Marco Brasileiro para a Convergência entre Clima e Sistemas Alimentares” (20). No período da tarde, o representante do MDS estará no Painel de Alto Nível para Ministros.

Cerimônia de Abertura da 30.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30)Foto: Roberta Aline/MDS
Cerimônia de Abertura da 30.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30)Foto: Roberta Aline/MDS

Além da agenda do ministro, as secretarias do MDS terão participação intensa. A Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sesan) do MDS participará de 14 atividades durante a COP30, com uma programação diversificada que inclui painéis, mesas-redondas, workshops, visitas técnicas e eventos de lançamento. A Sesan também terá participação ativa no estande do Ministério na Agrizone Arena, até 21 de novembro, das 10h às 18h.

Entre os temas abordados estão a resiliência urbana por meio da agricultura urbana, o combate às perdas e desperdícios de alimentos, políticas de proteção a comunidades atingidas, financiamento climático, tecnologias sociais como as Cozinhas Solidárias e a convergência entre sistemas alimentares e políticas climáticas. A agenda da Sesan também prevê o lançamento do livro “O Futuro na Mesa” e a participação em discussões sobre povos e comunidades tradicionais, demonstrando o compromisso da Sesan com a segurança alimentar no contexto das mudanças climáticas.

A Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) participará de quatro eventos principais: a mesa sobre Mecanismos de Proteção Social Adaptativa para geração de resiliência climática; o painel “Turismo, proteção social e segurança alimentar: caminhos integrados para o desenvolvimento sustentável”; o debate “Mudanças Climáticas, Desigualdades e Direitos: Proteção Social como Pilar da Justiça Climática”; e o evento sobre políticas públicas baseadas nos saberes de povos e comunidades tradicionais.

A Assessoria Especial de Assuntos Internacionais (AESSIN) do MDS participará de três atividades: o painel “O Papel Fundamental do Combate à Fome e à Pobreza para a Justiça Climática”, o workshop “Plano para Acelerar Soluções (PAS) para Reduzir os Efeitos das Mudanças Climáticas na Luta contra a Fome e a Pobreza” e a mesa-redonda sobre mobilização de financiamento climático para proteção social e sistemas alimentares sustentáveis.

As assessorias de Participação Social e Diversidade (ASPD) e da Secretaria Extraordinária de Combate à Fome (SECF) também marcarão presença nos painéis de discussão.

.
.

Assessoria de Comunicação – MDS

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome