O programa de renovação de frotas do Ministério das Cidades, Refrota, é um exemplo de ação concreta do Brasil para a descarbonização do transporte coletivo urbano. O programa foi destaque durante a abertura da Estação do Desenvolvimento da Confederação Nacional do Transporte (CNT), na COP30, nesta segunda-feira (10), em Belém (PA).
O setor de transporte responde por cerca de 47% das emissões dos gases do efeito estufa no Brasil, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética. “O Brasil está comprometido em trazer as pessoas de volta ao transporte coletivo, mas para isso precisamos renovar as frotas, investir em corredores de BRT, tornar o transporte coletivo mais confortável e com menos tempo de deslocamento”, disse o ministro.
O ministro ressaltou que o Novo PAC investe R$ 31 bilhões em mobilidade urbana, sendo mais da metade (R$ 16,4 milhões) para renovação da frota. “Com esse volume de investimentos, será possível adquirir mais de 10 mil veículos, em 190 municípios”, explicou
Somente a seleção do PAC 2024 disponibilizou recursos para aquisição de 2.296 ônibus elétricos, 3015 ônibus Euro6 – que são menos poluentes – e 39 veículos sobre trilhos.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades


