CGU lança o Plano de Recuperação Resiliente Pós-Desastre durante painel na COP30

A iniciativa contribui para o esforço global convocado pela Presidência da COP30, com metas até 2028 para acelerar a ação climática e garantir maior resiliência em nível nacional e subnacional.

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta terça-feira (11/11), do Painel de Alto Nível “Da Crise à Resiliência: Lançamento do Plano de Aceleração para Recuperação Pós-Desastre” durante a COP30, em Belém (PA). A iniciativa é fruto da parceria entre a CGU, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e a Coalizão para Infraestrutura Resiliente a Desastres (CDRI). O plano integra a Agenda de Ação da COP30 e tem como foco principal fortalecer a capacidade do Brasil de se recuperar de desastres climáticos, com base em três pilares: governança resiliente, infraestrutura sustentável e cooperação técnica.

A proposta reflete o compromisso do Brasil com a integridade, a transparência e a ação colaborativa diante da crise climática. Inspirado na atuação emergencial da CGU no Rio Grande do Sul em 2024, o plano oferece soluções replicáveis, protocolos claros e mecanismos de participação social, visando uma reconstrução mais segura e inclusiva. A iniciativa contribui para o esforço global convocado pela Presidência da COP30, com metas até 2028 para acelerar a ação climática e garantir maior resiliência em nível nacional e subnacional.

O evento será transmitido ao vivo.

Serviço
CGU na COP30 – Painel: “Da Crise à Resiliência: Lançamento do Plano de Aceleração para Recuperação Pós-Desastre”
Data: 11 de novembro de 2025 (terça-feira)
Horário: 11h às 12h
Local: Zona Azul da COP30 – Sala Eixo 4, Belém (PA)

Fonte: Controladoria-Geral da União