Vitória (ES) foi a cidade escolhida para sediar o III Encontro Regional do Sisan da região Sudeste. O evento, promovido pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) com o apoio do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), contou com a presença de representantes do governo federal, sociedade civil e dos Conseas dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O evento foi realizado em formato híbrido entre os dias 03 e 05 de novembro.
Durante os três dias de programação, foram realizadas diversas atividades entre elas: debates técnicos, grupos de trabalho e oficinas intersetoriais. Essas dinâmicas promoveram o compartilhamento de informações que evidenciaram forças, desafios e potencialidade relacionados à implantação e ao monitoramento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) em estados e municípios da região.
Elisabetta Recine, presidenta do Consea, integrou a mesa de abertura do evento em conjunto com Valéria Burity, secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS); Cyntia Grillo, secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social do Espírito Santo e presidenta da Caisan do Espírito Santo; Giovanni Livio, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Espírito Santo e Renata Souto, integrante da Rede Carioca de Agricultura Urbana e Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro.
A presidenta do Consea também participou do painel “Sisan na Região Sudeste”, abordando o tema: “Panorama dos Conseas na Região Sudeste”. Em sua fala, destacou pontos positivos e desafios enfrentados por cada estado e convidou o público a refletir sobre como é possível tornar a participação social mais qualificada, diversificada e representativa com a finalidade de fortalecer a atuação dos conselhos. De acordo com ela essa base é fundamental para enfrentar momentos de dificuldade na interlocução com as diferentes esferas de governo.
“A força do controle social está na sua legitimidade e na sua representatividade porque, podemos estar em momentos onde o diálogo e a interlocução com o poder público é acessível e em outros não. É a representatividade dessa participação que contribui para a sustentação dos conselhos”, afirmou.
Diálogos InterConseas – Sudeste
Durante o encontro, ocorreu também a edição regional do Diálogos InterConseas mediada pela presidenta do Consea Nacional. Este foi um momento dedicado às discussões sobre as possibilidades de aprimoramento dos conselhos municipais e estaduais visando o fortalecimento do Sisan. Representantes dos Conseas estaduais compartilharam experiências exitosas e desafios.
Ao término da atividade, Elisabetta reconheceu os esforços que estão sendo empreendidos pelos Conseas estaduais e municipais para ampliar as ações que promovam a segurança alimentar e nutricional nessas localidades e também o fortalecimento do Sisan.
“Os esforços têm sido realizados apesar das adversidades, sem esperar as condições ideais. São iniciativas que geram estratégias, aprendizados e com potencial de se transformar em compromisso político”. E complementou: “Essas experiências distintas que foram apresentadas mostraram oportunidades que devem ser compartilhadas para ampliar o que os estados estão construindo”, concluiu.
Sobre o Encontros Regionais do Sisan
Os Encontros Regionais do Sisan têm a finalidade de promover o diálogo interfederativo, fortalecer o intercâmbio de experiências entre gestores (as) e conselheiros (as) das esferas nacional, estadual e municipal e fomentar espaços de formação e construção colaborativa de elementos fundamentais para o funcionamento do Sistema.
Esses encontros também visam à construção e pactuação de metas regionais capazes de criar sinergia entre os planos de segurança alimentar e nutricional das três esferas de governo.
Em 2025, já foram realizados encontros nas regiões Nordeste, Norte e Sudeste, e a expectativa é que no primeiro semestre de 2026, ocorram as edições nas regiões Sul e Centro-Oeste.
Reveja aqui o encontro.
Fonte: Secretaria-Geral


