Interiorização da carcinicultura é prioridade para o avanço da aquicultura, afirma ministro André de Paula, na FENACAM 2025

O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou na noite desta terça-feira (11) da cerimônia de abertura da 21ª edição da Feira Nacional do Camarão (FENACAM), em Natal (RN). Em seu discurso, o ministro destacou a interiorização da carcinicultura como uma das principais estratégias para o desenvolvimento sustentável da aquicultura brasileira.

Durante sua fala na cerimônia, André de Paula ressaltou que a carcinicultura é um dos motores econômicos do Nordeste, gerando empregos, renda e oportunidades no campo e no litoral. “Levar essa prosperidade também ao interior é essencial para o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva”, afirmou.

O ministro destacou o papel do Rio Grande do Norte como referência nacional, com iniciativas pioneiras como o Plano de Interiorização da Carcinicultura, desenvolvido em parceria com o Sebrae e o IFRN; o Plano de Desenvolvimento da Carcinicultura do RN, elaborado pela ABCC; e a Política Estadual de Pesca e Aquicultura (PEDESPA/RN), sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT).

Durante o discurso, André de Paula lembrou que o Ministério da Pesca e Aquicultura já destinou mais de R$ 15,6 milhões em investimentos no estado, voltados a infraestrutura, capacitação e apoio direto aos pequenos produtores. “Esses investimentos expressam o compromisso do presidente Lula com a sustentabilidade e o desenvolvimento equilibrado do país”, destacou.

O ministro também afirmou que o modelo potiguar é um exemplo do que o Brasil pretende apresentar na COP30, em Belém (PA). “O que vemos aqui hoje é o retrato do que o Brasil vai mostrar em Belém — um país que produz com responsabilidade ambiental, valoriza suas comunidades e se afirma como potência azul no cenário global”, ressaltou.

A FENACAM 2025 segue até o dia 14 de novembro, reunindo produtores, pesquisadores e gestores públicos em uma ampla programação técnica e científica.

Participação do MPA na FENACAM 2025

O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) participa da programação técnica e científica da FENACAM 2025 com representantes da Secretaria Nacional de Aquicultura (SNA) em diferentes painéis e simpósios:

XXI Simpósio Internacional de Carcinicultura
🗓 12 de novembro (quarta-feira)
🕣 08h30 – 08h55
📍 Sala A
Tema: A contribuição do MPA para impulsionar os setores carcinicultor e aquícola brasileiros: desafios e perspectivas para 2026
Palestrante: Luciene Mignani — Diretora de Desenvolvimento e Inovação da Secretaria Nacional de Aquicultura/MPA

XVIII Simpósio Internacional de Aquicultura
🗓 13 de novembro (quinta-feira)
🕣 08h30 – 08h55
📍 Sala B
Tema: Políticas públicas da Secretaria Nacional de Aquicultura
Palestrante: Fernanda de Paula — Secretária Nacional de Aquicultura/MPA

15ª Oitiva para construção do Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura
🗓 13 de novembro (quinta-feira)
🕓 14h00
📍 FENACAM 2025 — Natal (RN)
Foco: Carcinicultura

III Workshop da Recarcina – Rede de Pesquisa e Desenvolvimento da Carcinicultura Brasileira
🗓 13 de novembro (quinta-feira)
🕣 16h50 – 18h00
📍 Sala A
Mesa-redonda: Políticas públicas e inovação para o fortalecimento da carcinicultura brasileira
Participação: Luciene Mignani — Diretora de Desenvolvimento e Inovação/MPA

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura