O ministério de Minas e Energia (MME) e a Advocacia Geral da União (AGU) firmaram na sexta-feira (7/11) um Protocolo de Intenções para dar continuidade a ações relacionadas com a eficiência energética em edifícios públicos que foram desenvolvidas no projeto da Rede de Aprendizagem em Eficiência Energética da AGU – a RedEE AGU. O protocolo reconhece os resultados significativos alcançados ao longo da execução do projeto e abre caminho para o estabelecimento de novas colaborações sobre a temática no futuro. A cooperação com o órgão público foi a quinta experiência de colaboração em rede implementada no Brasil pelo MME.
Para a diretora de programa da secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento, Lorena Perim, a RedEE AGU combina gestão pública e inovação. “A RedEE AGU mostra como é importante termos uma política mais sólida de eficiência energética no país. O protocolo de intenções aqui assinado é o ponto de partida para novas oportunidades e projetos”, afirmou.
Durante o evento, foram divulgados os resultados da Rede de Aprendizagem, que em um período de 1 ano e 7 meses, registrou uma redução total de 81,6 MWh/ano no consumo de energia , o equivalente a uma economia de R$ 69.718,00. Com a adoção de fontes renováveis, os projetos já concluídos alcançaram uma geração fotovoltaica estimada em 288,3 MWh/ano, enquanto as iniciativas em fase de planejamento devem somar mais 115 MWh/ano.
A metodologia das RedEEs permite que o projeto seja replicado em diversos setores, e tenha uma capilaridade relevante entre as instituições que se deseja alcançar. No caso das edificações públicas, poderá ser uma ferramenta importante para permitir a implementação dos índices mínimos definidos para novas edificações no Brasil, recentemente definidos.
Além dos benefícios ambientais e financeiros para as instituições participantes, como a redução de emissões de gases do efeito estufa e gastos com energia, o projeto também valoriza os setores patrimonial e de manutenção, ampliando a cooperação intersetorial e fortalecendo a otimização do espaço público.
O projeto é desenvolvido em coordenação com a Cooperação Brasil-Alemanha, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, no âmbito do Projeto Sistemas de Energia do Futuro.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn


