Ministro Boulos participa da inauguração da Cozinha Mãos de Mulheres durante a COP30

Durante agenda no contexto da COP30, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, participou nesta quarta-feira (12) da inauguração da Cozinha Mãos de Mulheres, vitrine do Projeto-Piloto Cozinhas Comunitárias Sustentáveis. O evento, na cidade de Ananindeua, no Pará, contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva e dos ministros Wellington Dias (Combate à Fome) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) e marcou a visita técnica às instalações da unidade e a assinatura de convênio voltado à integração com a comunidade local.

A Cozinha Mãos de Mulheres é uma das unidades do Programa Cozinhas Solidárias e recebeu equipamentos e estrutura que promovem autonomia energética, sustentabilidade ambiental e fortalecimento da produção agroecológica. A instalação de um biodigestor e de uma usina fotovoltaica permite reduzir o consumo de gás e ampliar a eficiência do trabalho de mulheres que lideram as atividades no espaço, que também oferece refeições semanais e promove encontros e rodas de conversa com a comunidade.

Ao todo foram investidos mais de R$ 570 mil na reforma estrutural da unidade, na instalação da usina fotovoltaica, na construção do biodigestor, na aquisição de um veículo elétrico e de equipamentos de cozinha e na implementação do sistema agroecológico da Embrapa. A Cozinha tem capacidade para ofertar 300 refeições por semana, de segunda a sexta-feira, e aos sábados promove uma roda de conversa com café da manhã.
Durante o evento, Boulos destacou o caráter transformador das cozinhas comunitárias. “Essas cozinhas representam mais do que a entrega da comida — elas preenchem a alma com solidariedade, comunhão e encontro. Aqui, o biogás gera energia e esperança dentro de uma comunidade popular”, afirmou.O ministro também ressaltou que a iniciativa simboliza o compromisso do governo federal com o combate à fome e a reconstrução de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e à cidadania.

O protagonismo feminino na Cozinha inaugurada também foi destacado pelo ministro Boulos. “Quando eu entrei aqui, vi que quem está na horta, na cozinha, na gestão e na construção é a mulherada. Aqui estão as mulheres do MCP (Movimento Camponês Popular) e todas as mulheres que, no geral, estão à frente dos movimentos de luta das periferias do Brasil todo e das Cozinhas Solidárias e das Cozinhas Comunitárias em Particular”, afirmou Boulos que fez questão de reconhecer a importância da atuação da primeira-dama Janja Lula da Silva na construção do projeto das Cozinhas Comunitárias.

O ministro lembrou que as cozinhas devem ter um papel que vai além do fornecimento da comida. “Que a Cozinha seja um espaço de encontro, de formação de comunidade, que tenha biblioteca, que tenha cursinho popular para o jovem, que tenha o espaço de alfabetização de jovens e adultos e que seja um ponto em que a comunidade se encontre” sugeriu Boulos, afirmando que a unidade é um exemplo que será levado para todo o Brasil.

A Cozinha Mãos de Mulheres é considerada vitrine do Projeto-Piloto Cozinhas Comunitárias Sustentáveis durante a COP30. A iniciativa também busca a integração com a comunidade local, promovendo seu envolvimento em atividades relacionadas à COP30.

Fonte: Secretaria-Geral