CGU destaca papel da auditoria interna na governança pública durante o 45º Conbrai

Ronald fez uma apresentação intitulada “O papel da Auditoria Interna no desenvolvimento da Governança Pública”.

A Controladoria-Geral da União, participou, nesta terça-feira (11), do 45º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), realizado em São Paulo. O secretário federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Ronald Balbe, foi um dos palestrantes do painel “Governança pública em foco: maturidade, transparência e accountability em ação”.

Ronald fez uma apresentação intitulada “O papel da Auditoria Interna no desenvolvimento da Governança Pública”, onde destacou que a auditoria interna exerce um papel essencial no fortalecimento da governança e na melhoria da gestão pública.

O secretário apresentou um panorama das atividades da CGU, que entre 2023 e 2024 publicou 1.540 auditorias, sendo 42 voltadas especificamente à governança. Segundo ele, o tema está presente em 83% dos relatórios, o que demonstra sua relevância transversal. Balbe também ressaltou que, das 4.681 recomendações emitidas no período, metade já foi implementada ou está em andamento, indicando avanços no monitoramento e na efetividade das ações de controle.

Foram citados exemplos de auditorias sobre governança em áreas estratégicas, como o processo decisório da Antaq, a retomada de obras da educação, a governança do Ibama e o sistema de proteção de povos indígenas isolados. Para Balbe, esses trabalhos demonstram como a auditoria contribui para a transparência, a eficiência e a accountability na administração pública.

O painel contou ainda com a participação de Diocesio Sant’Anna da Silva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e Edmar Moreira Camata, presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), sob moderação de Paulo Roberto Gomes, diretor-geral do IIA Brasil.

Fonte: Controladoria-Geral da União