Cadastro Único é tema de webinário internacional promovido pelo Banco Mundial e pelo MDS

MDS / Divulgação

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Banco Mundial promoveram, nesta quarta-feira (12.11), um webinário sobre o Cadastro Único, sistema que conecta cerca de 90 milhões de pessoas a mais de 40 programas sociais no Brasil.  

Em março de 2025, o novo Cadastro Único foi lançado com inovações que facilitaram a integração com outros registros administrativos. A medida teve impacto direto na qualidade dos dados cadastrais e o resultado foi uma melhor focalização e efetividade das políticas para a população de baixa renda.

Para o diretor de Operações da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do MDS, Liomar Lima, o avanço do novo Cadastro Único fortalece a execução das políticas públicas, ao permitir que os programas sociais cheguem a quem mais precisam.

“A partir do novo sistema a gente consegue ver as mudanças das famílias online. De forma automática ajustamos esses dados no Cadastro Único para que reflita em todas as polícias sociais”, explicou Liomar.

A diretora de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e ex-secretária da Sagicad, Letícia Bartholo, citou os desafios superados pelas equipes durante a elaboração do novo CadÚnico e celebrou o avanço da plataforma.

“O Cadastro Único deu um salto para cima”, disse. “Não é apenas uma modernização do sistema, estamos falando de algo mais amplo. Um portal que tem um sistema de atualização e alimentação de dados. Saímos do sistema off-line e fomos para o sistema online”, detalhou.

Webinários

Esta foi a segunda edição da série de webinários realizados em uma parceria do MDS com o Banco Mundial sobre proteção social, discutindo como o Brasil se tornou referência global no combate à pobreza e à fome. Os próximos encontros trarão conversas com representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e da Secretaria de Renda de Cidadania (Senarc).

Os webinários são transmitidos ao vivo em português e contam com traduções simultâneas em inglês, francês e espanhol. Para participar, é necessário fazer inscrição prévia.

Mais informações aqui
Dúvidas: [email protected].

Leia mais:


A
ssessoria de Comunicação – MDS 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome