
A Controladoria-Geral da União (CGU) promoveu, nesta quarta-feira (12/11), o evento “Governo aberto: integridade, transparência e participação social para o fortalecimento das políticas climáticas”, realizado durante a Conferência das Partes (COP30), em Belém (PA). O encontro reuniu representantes do governo e da sociedade civil para discutir os desafios que as mudanças climáticas impõem à administração pública e sobre a importância da integridade, da transparência e da participação social nas políticas públicas, de forma a modelar a atuação do Estado para mitigação e adaptação climática.
O ministro da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, anunciou que o Brasil assumiu a copresidência da Parceria do Governo Aberto junto à advogada queniana Stephanie Muchai. Ele ressaltou que a crise climática não é um problema futuro, mas uma realidade que exige ação imediata e responsável do Estado em conjunto com a sociedade civil. Segundo ele, as mudanças climáticas atingem com mais vigor as populações mais vulneráveis do Sul global e isso deve ser enfrentado com o diálogo permanente com a sociedade civil. “E a Parceria do Governo Aberto é nossa estratégia para ouvir e criar parcerias com a sociedade civil para fazer o Estado desenvolver políticas públicas mais efetivas para enfrentar os desafios da mudança climática.”
Na ocasião, Stephanie Muchai afirmou que: “Nossa prioridade, junto com o governo do Brasil, é garantir que a transição ambiental seja democrática queremos que seus benefícios alcancem tods as pessoas, especialmente as comunidades que mais enfrentam os efeitos da crise climática”.
Também participaram do debate os ministros Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência da República), além de Haydée Savd (Open Knowledge Brasil) e Stephanie Muchai, copresidente da Parceria para Governo Aberto (OGP). A secretária de Transparência e Acesso à Informação da CGU, Livia Sobota, mediou os debates e apresentou a Agenda da Copresidência da OGP em 2025–2026, documento em que o Governo do Brasil e Steph Muchai trazem uma visão compartilhada sobre quais serão as prioridades estratégicas da OGP para o período. Essa visão está enraizada no progresso coletivo e na transformação, buscando responder às necessidades, experiências e perspectivas das vidas reais das pessoas. Na Agenda, o Governo do Brasil e Steph Muchai convidam governos, sociedade civil e todos os atores interessados a redobrarem os esforços coletivos por um governo aberto para um mundo melhor.
Ao encerrar o evento, o ministro Vinicius Marques de Carvalho reforçou que para enfrentar os desafios decorrentes da mudança climática, precisamos de mais democracia, mais transparência e mais participação da sociedade civil. Para ele, a integridade e a transparência são a base da resiliência climática e a CGU seguirá atuando para consolidar um Estado inovador, ético e comprometido com o interesse público. Segundo ele, a integridade, transparência e participação social são condições indispensáveis para que o Brasil avance rumo a um futuro sustentável, justo e democrático.
Saiba mais sobre a CGU na COP30.
Fonte: Controladoria-Geral da União

