CGU participa da 3ª Conferência Ministerial de Governança para América Latina e Caribe

Secretária de Integridade Pública (SIP) da CGU, Patricia Alvares

A Controladoria-Geral da União (CGU) participou, na última segunda-feira (10), da 3ª Conferência Ministerial de Governança para América Latina e Caribe, em Assunção, no Paraguai. O evento foi promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A secretária de Integridade Pública (SIP) da CGU, Patricia Alvares, realçou a trajetória positiva do país na construção e implementação de instrumentos para o fortalecimento da Integridade pública, requisito considerado fundamental pela OCDE para o aumento da confiança nas instituições públicas

Durante o evento, foi discutida a Pesquisa OCDE sobre os Fatores que influenciam a confiança nas instituições públicas na América Latina e Caribe. A pesquisa foi realizada em dez países da América Latina e Caribe, com cerca de dois mil entrevistados por país, seguindo metodologia internacional aplicada pela OCDE. Esta é a segunda edição do estudo no Brasil, que integra o grupo diretivo responsável pela governança do projeto.

O relatório comprovou que a confiança dos brasileiros nas instituições públicas aumentou consideravelmente entre 2022 e 2025. A pesquisa indica que a confiança no Governo Federal, que era de 26% em estudo anterior, de 2022, passou para 38% em 2025, porcentagem acima da média de desempenho da América Latina e do Caribe (LAC), de 35%.  Os resultados positivos também foram observados em relação à confiança no serviço público, que passou de 24% em 2022 para 41% em 2025, acima da média LAC, de 32%.

 O indicador que mede o índice de acesso a benefícios sociais saiu de 33% em 2022 para 48% em 2025, acima da média LAC, de 36%. Outros índices com variação significativa foram os de confiança dos usuários dos serviços de saúde (33% para 44%) e de educação (30% para 45%). O avanço também foi notado na confiança no sistema eleitoral, que em 2025 ficou em 48%, o maior da América Latina.

Saiba mais:

Pesquisa OCDE sobre os fatores que influenciam a confiança nas instituições públicas nos países LAC (em espanhol).

Fonte: Controladoria-Geral da União