CGU marca presença em reunião do Comitê Técnico de Auditoria do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional

A programação diversificada abordou temas variados, desde gestão de riscos até o uso de inteligência artificial. - Foto: Márcio Pinheiro / Ascom MDIR

A Controladoria-Geral da União (CGU) participou, no dia 07 de novembro, da reunião do Comitê Técnico de Auditoria no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR).

Na ocasião, a diretora de Integridade Pública, Simone Gama Andrade, ministrou a palestra “Auditoria Interna e Integridade: Tendências, desafios e oportunidades para a atuação conjunta”. Simone destacou a integridade como pilar fundamental da boa governança e elemento diretamente relacionado ao atingimento da missão institucional: “Falar sobre a integração entre auditoria interna e integridade é relevante para, no desenvolvimento de nossas atividades, olhar para o interesse público. No MIDR, este comitê, que integra as auditorias internas de suas entidades vinculadas, fomenta uma cultura de integridade na instituição”.

A reunião contou com abertura feita pela secretária federal de Controle Interno Adjunta do CGU, Janaina Lucas Ribeiro, e foram abordados temas que contemplaram o contexto de atuação do MIDR e das entidades vinculadas, englobando os autodiagnósticos realizados no âmbito do Modelo de Maturidade em Integridade Pública, além dos desafios e oportunidades para a atuação conjunta e harmônica entre auditoria interna e gestão de integridade pública. A programação diversificada abordou temas variados, desde gestão de riscos até o uso de inteligência artificial.

A participação da Controladoria-Geral da União reforça o compromisso com a atuação integrada entre instituições públicas para fortalecer a boa governança e aumentar a confiança pública.

A chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MIDR, Flávia Amaral Silva de Sousa, realçou a importância da presença de representante do CGU no evento. “A participação do CGU é fundamental e tem muito a contribuir com as unidades. É um órgão que nos dá apoio em todos os sentidos e auxilia na correção de rumo e na aplicação das melhores práticas do serviço público”, disse.

O encontro, que representa uma estratégia de integração e aperfeiçoamento das atividades de auditoria, reuniu representantes das seguintes entidades vinculadas: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM); Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE); Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO); Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS); e Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF).

Fonte: Controladoria-Geral da União