O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) concluíram, nesta sexta-feira (14), a rodada de apresentação do programa AmpliAR (Road Show) às concessionárias que poderão participar da oferta pública de 19 aeroportos regionais prevista para o dia 27 de novembro. Em Brasília e em São Paulo, representantes da pasta apresentaram detalhes dos investimentos e as potencialidades dos terminais aéreos disponibilizados nesta primeira fase do programa.
O secretário executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, acompanhado pelo secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, e pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Faierstein, recebeu na capital federal executivos da concessionária Fraport Brasil. Já em São Paulo, foram realizadas reuniões com representantes da Zurich Airports, PAX Aeroportos, Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), AENA Brasil, Vinci Airports, GRU Airports e Motiva.
“Com esses encontros, concluímos a apresentação do AmpliAR apontando as potencialidades dos aeroportos regionais colocados em oferta pública. O Ministério de Portos e Aeroportos tem como objetivo dotar de melhor infraestrutura estes terminais aéreos que são estratégicos para o desenvolvimento regional e conectividade nacional”, explicou o secretário Tomé Franca.
De acordo com Daniel Longo, a iniciativa de ouvir as concessionárias e levar à mesa detalhes do programa demonstra a transparência na condução do AmpliAR. “Foi um momento importante de escuta do setor para que possamos aferir o apetite do mercado e calibrar a oferta dos próximos aeroportos na segunda etapa do programa”, avalia o secretário.
“Essa parceria do setor público com a iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento da aviação brasileira. O AmpliAR é uma política pública inovadora que nasce da nossa necessidade de avançar na infraestrutura aeroportuária brasileira”, comentou o diretor-presidente da Anac, Tiago Faierstein.
Mais conectividade
Criado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, o programa AmpliAR tem como objetivo modernizar e ampliar a infraestrutura de aeroportos regionais no Brasil, especialmente nas regiões com maior déficit, como a Amazônia Legal e o Nordeste. A iniciativa visa melhorar a conectividade aérea em áreas remotas, integrando esses locais à malha aérea nacional e fomentando o desenvolvimento socioeconômico.
Por meio de parcerias com concessionárias privadas, o programa é uma política pública que permite que essas empresas assumam a gestão de aeroportos regionais deficitários, em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou extensão dos prazos de concessão. O AmpliAR prevê investimentos privados de mais de R$ 5 bilhões, com a meta de modernizar até 100 aeroportos em todo o país.
A lista inicial de aeroportos inclui terminais como Aracati (CE), Araguaína (TO), Itacoatiara (AM), Serra Talhada (PE) e Lençóis (BA), entre outros. Com essa iniciativa, o Governo Federal dá um passo importante para tornar a aviação regional mais eficiente, acessível e integrada ao desenvolvimento do país.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Fonte: Portos e Aeroportos


