O Ministério do Turismo publicou nesta sexta-feira (14/11) o resultado preliminar dos finalistas do Prêmio Nacional do Turismo, que celebra as melhores práticas e talentos do setor no país. No total, 24 candidatos concorrem na categoria “Profissionais de Destaque” e outros 36 integram o grupo “Iniciativas de Destaque”, selecionados por uma comissão julgadora.
Confira na página oficial do Prêmio o resultado completo, apresentado em ordem alfabética (sem relação com a classificação ou pontuação atribuída pela comissão julgadora).
A categoria “Profissionais de Destaque” reúne oito áreas, cada uma com três finalistas: Academia; Governo – Dirigentes e Parlamentares; Governo – Técnicos; Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte; Iniciativa Privada – Micro, Pequenos Empreendedores e MEI; Imprensa e Mídias Sociais; Mulheres Empreendedoras no Turismo; e Lideranças Sociais ou Comunitárias de Destaque no Turismo.
Já as “Iniciativas de Destaque”, destinadas a pessoas jurídicas, abrangem 12 categorias, também com três finalistas cada: Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada no Turismo; Valorização do Patrimônio Cultural; Valorização do Patrimônio Natural; Qualificação e Inserção Produtiva; Promoção e Marketing; Turismo de Base Comunitária; Equidade, Diversidade e Inclusão; Afroturismo; e Trilhas de Longo Curso como Vetores de Desenvolvimento.
O prazo para interposição de recursos será de 17 a 19 de novembro, mediante envio de justificativa diretamente na plataforma de inscrição. Já o resultado definitivo dos finalistas será publicado em 21 de novembro.
Os “Profissionais de Destaque” também participarão de uma votação popular, aberta entre 21 de novembro e 1º de dezembro. Os vencedores do Prêmio Nacional do Turismo serão anunciados no dia 4 de dezembro, em cerimônia realizada em Brasília (DF).
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


