Sexto episódio do videocast “Diálogos da COP30” abordou o afroturismo e o Programa Rotas Negras

Crédito: Henrique Huff/MTur

O Ministério do Turismo lançou o sexto episódio do videocast “Diálogos da COP30”, com o tema “Rotas Negras, Ancestralidade e Raízes no Turismo”. O episódio promoveu um debate profundo sobre o afroturismo e o Programa Rotas Negras, destacando a valorização das heranças africanas na construção de experiências turísticas mais inclusivas e comprometidas com memória, identidade e justiça social.

Durante o diálogo, a deputada federal Benedita da Silva destacou a relevância histórica, cultural e política das rotas negras como instrumento de reconhecimento, reparação e fortalecimento da presença afro-brasileira nos territórios. Isadora Bispo, representante do Ministério da Igualdade Racial, ressaltou as políticas públicas voltadas à promoção da igualdade racial e ao fortalecimento do afroturismo no país, reforçando como o Programa Rotas Negras amplia visibilidade e protagonismo às comunidades negras.

Mãe Juci D’Oyá, ribeirinha de Contijuba e liderança espiritual, compartilhou vivências sobre as tradições, saberes e espiritualidades que marcam a cultura afro-amazônica e explicou como essas expressões fortalecem o turismo de base comunitária, preservam identidades e criam conexões autênticas entre visitantes e comunidades locais.

O episódio evidenciou como o afroturismo e o Programa Rotas Negras contribuem para um turismo mais justo, representativo e conectado às raízes que formam o Brasil.

O videocast “Diálogos da COP30” ficou disponível no canal do Ministério do Turismo no YouTube. Acesse AQUI o episódio.

Por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo