A Plataforma da América Latina e do Caribe para Ação Climática na Agricultura (PLACA) será destaque na COP30, em Belém, no próximo dia 19, às 16h15. Organizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e pelo Ministério do Desenvolvimento Rural e Irrigação do Peru, o painel “PLACA Ministerial: impulso à ação climática coordenada no setor agropecuário” contará com a participação do Mapa e de demais representantes dos 18 países-membros.
O encontro ocorrerá no Pavilhão Brasil, na Blue Zone, espaço central da conferência, onde são definidos os rumos das políticas climáticas internacionais. A PLACA é uma peça-chave na agenda da COP30, contribuindo com mais de 240 soluções de baixo custo e de liderança local em agricultura, pecuária, pesca e aquicultura para o Granary of Solutions (Celeiro de Soluções), repositório dinâmico de ações climáticas desenvolvido pela Presidência da Conferência e parte essencial da implementação da Agenda de Ação em Belém.
Atualmente, o Peru preside a PLACA, tendo o Brasil na vice-presidência. Essa gestão conjunta assegura que as necessidades dos países-membros estejam no centro dos debates da COP30, oferecendo exemplos práticos, regionais e replicáveis de adaptação e mitigação climática no setor agropecuário. Para o ministro Carlos Fávaro, a copresidência “consolida a solidariedade regional, reforçando a voz unificada da América Latina e do Caribe nos diálogos climáticos globais”.
A coordenação binacional prioriza soluções para perdas e danos, além do acesso a financiamento climático e a mercados de carbono para pequenos agricultores. Também promove a gestão eficiente e sustentável da água, com ênfase em abordagens baseadas em ecossistemas, como práticas de captação e recarga de aquíferos, que fortalecem a agricultura familiar em territórios vulneráveis. No dia 18, a plataforma fará uma reunião preparatória, também durante a COP30, na AgriZone.
Entenda a PLACA
Lançada na COP25, em Madri, sob a liderança do Chile, a Plataforma da América Latina e do Caribe para Ação Climática na Agricultura atua como um mecanismo de cooperação que reúne 18 ministérios da Agricultura. Seu objetivo é fortalecer capacidades técnicas, promover a troca de conhecimentos e ampliar a coordenação política no setor agroalimentar. Em julho deste ano, o Peru assumiu a presidência da PLACA, cargo que ocupará até junho de 2026.
Acompanhe o painel do dia 19, a partir das 16h15 (horário de Brasília), clicando aqui.
Informações à imprensa
[email protected]


