MEC debate EJA em webinário

Foto: Reprodução/MEC

Para comemorar o Dia Nacional da Alfabetização, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), realizou, na sexta-feira, 14 de novembro, a transmissão de um painel temático com o tema “Alfabetização de jovens, adultos e idosos: práticas, políticas e experiências territoriais”.  

O evento foi uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de EJA. A iniciativa integra o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (Pacto EJA).   

“A gente precisa celebrar a EJA, lutar muito por ela e comemorar as pequenas e grandes vitórias. O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos é uma grande vitória. E outras lutas decorrem do pacto: a luta por matrículas, a luta por qualidade em todos os territórios, a luta para que todos os municípios do Brasil tenham pelo menos uma sala de EJA. Quem é de EJA é de luta, então, por isso, parabéns a todas as educadoras e educadores neste Dia Nacional da Alfabetização”, afirmou a diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos do MEC, Ana Lúcia Sanches. 

Participantes – Além da representante do MEC, Ana Lúcia Sanches, o painel contou ainda com a presença do coordenador da Cátedra Unesco de EJA, Timothy Ireland; da coordenadora-geral do Programa de Extensão Formação de Educadores da UFPB, Daniele Dias; da coordenadora pedagógica do Programa de Extensão Formação de Educadores da UFPB, Quézia Vila Flor; e da alfabetizadora convidada Mônica Cruz, que falou sobre sua experiência em sala de aula no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, na Paraíba. A mediação foi conduzida pela jornalista Dimítria Coutinho.   

Dia da Alfabetização – A data foi criada em 1966 e foi escolhida em homenagem ao dia em que o MEC foi fundado, no ano de 1930. A alfabetização é uma das etapas cruciais para o desenvolvimento cognitivo de uma pessoa, dando-lhe meios para garantir seu desenvolvimento intelectual, pessoal e profissional. Ela permite que o ser humano possa desfrutar plenamente de sua cidadania.   

Pacto EJA – Instituído pelo Decreto nº 12.048/2024, o Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos é uma política pública construída de forma colaborativa pelo MEC com a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. Os objetivos são superar o analfabetismo; elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da EJA nos sistemas públicos de educação, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secadi 

Fonte: Ministério da Educação