O Ministério do Esporte realizou, nesta segunda-feira (17), a primeira reunião do Comitê Gestor da Copa do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2027 (CGCOPA) e instituiu oito câmaras temáticas de trabalho em nova fase da organização do mundial. A secretária-executiva do MEsp e coordenadora do torneio, Cynthia Motta, afirmou que a instalação do comitê consolida a etapa inicial de governança e organiza as responsabilidades entre os órgãos participantes.
O CGCOPA 2027 reúne 23 órgãos da administração pública federal, incluindo Advocacia Geral da União (AGU), ministérios da Fazenda, Saúde, Educação, Transportes, Justiça e Segurança Pública, Igualdade Racial, Mulheres, Turismo, GSI e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. A reunião contou com a presença de representantes de todos os ministérios envolvidos e da executiva de Articulação e Relações Governamentais, Jacqueline Barros.
O próximo passo será a instalação do comitê executivo, que tratará das ações operacionais nas áreas de transportes, regime fiscal, vistos, segurança e tecnologia da informação. O Comitê Gestor, criado pela Portaria Interministerial MESP/AGU, de setembro de 2025, tem a atribuição de definir diretrizes para o plano estratégico do governo e supervisionar as ações do Grupo Executivo da Copa (GECOPA 2027). O Brasil foi escolhido pela FIFA como país-sede em 17 de maio de 2024.
Fortalecer o futebol feminino
A secretária executiva do MEsp, Cynthia Motta, destacou ainda que o governo do Brasil pretende fortalecer o futebol feminino e estruturar o legado do evento no país ao ampliar as condições de permanência das atletas na modalidade e evitar interrupções de carreira por falta de apoio financeiro.
Para a diretora de Políticas e Promoção do Futebol Feminino do Ministério do Esporte, Mariléia Santos, a Michael Jackson, a Copa no Brasil consolida a agenda de desenvolvimento do futebol feminino e amplia o acesso de meninas e mulheres à prática esportiva. “Vemos nessa iniciativa a oportunidade de proporcionar espaços seguros e respeitosos para que meninas e mulheres possam praticar futebol livremente, o que é um direito e o Brasil já demonstrou que tem um futebol feminino de excelência. Creio que a Copa do Mundo pode consolidar ainda mais o futebol feminino”, disse.
Cidades-sede
As cidades-sede definidas pela FIFA em maio de 2025 são Fortaleza (Arena Castelão), Recife (Arena Pernambuco), Salvador (Arena Fonte Nova), Belo Horizonte (Mineirão), São Paulo (Arena Itaquera), Rio de Janeiro (Maracanã), Porto Alegre (Beira-Rio) e Brasília (Estádio Nacional).
O Ministério do Esporte lançou a página oficial do Mundial, marco que registrou 700 dias para o início do torneio, e atualmente faltam 584 dias para a abertura. O Projeto de Lei Geral da Copa do Mundo Feminina está em fase final no Ministério do Esporte para envio à Casa Civil, com previsão de tramitação no Congresso Nacional antes do recesso legislativo.
Mais informações estão disponíveis na página da Copa do Mundo Feminina 2027 no portal gov.br/esporte.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte


