
O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Edital nº 12/2025, que trata de chamada pública de seleção de projetos para a promoção e desenvolvimento das Indicações Geográficas (IGs) na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Foram submetidos 88 projetos divididos em cinco eixos, dos quais 39 foram aprovados. A ação visa apoiar territórios brasileiros na estruturação de processos de reconhecimento de IGs, fortalecendo a identidade cultural, a organização socioprodutiva, o desenvolvimento sustentável e a valorização de produtos tradicionais.
Os projetos terão início em janeiro de 2026 e serão executados de acordo com os seguintes eixos: Diagnóstico; Estruturação; Promoção e Fortalecimento de Negócios; Internacionalização; e Turismo em Territórios de Indicação Geográfica. Por meio da chamada pública, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC promove a integração entre instituições da Rede Federal, produtores e comunidades locais.
A partir do ano que vem, os selecionados serão beneficiados com atividades de capacitação, diagnósticos, apoio técnico especializado, desenvolvimento de materiais metodológicos e ações de comunicação.
IG – A Indicação Geográfica é conferida a produtos e serviços que são característicos do seu local de origem, apresentando qualidade única devido aos recursos naturais. Assim, gera reputação e identidade própria. A IG se constitui sob duas formas: a indicação de procedência (IP) e a denominação de origem (DO).
Parceria – A iniciativa do MEC é executada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Também são parceiros institucionais o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Facto); e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec e do Ifes
Fonte: Ministério da Educação

