O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta terça-feira, 18 de novembro, uma transmissão ao vivo com o objetivo de orientar gestores escolares sobre o uso dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Equidade – Educação para as Relações Étnico-Racial e Educação Escolar Quilombola (ERER/EEQ).
“Existem vários PDDEs, mas optamos por colocar parte deles sob um mesmo guarda-chuva para organizar e facilitar a compreensão pelas redes de ensino, fazendo assim um único processo de adesão, mais simples, para chegar nas escolas que mais precisam. Estamos falando de cerca de 30 mil escolas que foram priorizadas pelos seus índices de vulnerabilidade”, explicou o coordenador-geral de Equidade Educacional do MEC, Caio Callegari.
Especificamente sobre o assunto, a coordenadora-geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais do MEC, Lara Oliveira Vilela, afirmou que os principais objetivos dos recursos financeiros para as 16 mil escolas contempladas em 2025 são a implementação de ações que garantam a equidade na educação respeitando as especificidades de diferentes grupos e territórios; valorização da história, identidade e cultura de todos os estudantes; e valorização da diversidade racial, do fortalecimento da educação escolar quilombola e do combate ao racismo. Em sua fala, Lara também explicou como o recurso pode ser usado, apresentando o guia de orientações publicado pelo MEC.
PDDE Equidade – Regulamentado pela resolução FNDE nº 17, de 15 de agosto de 2024, o Programa Dinheiro Direto na Escola Equidade destina recursos financeiros, em caráter suplementar, às escolas públicas de educação básica que atendem a populações historicamente excluídas. Seu objetivo é fortalecer a equidade educacional nas redes estaduais, municipais e do Distrito Federal, promovendo a melhoria das condições de oferta, da infraestrutura e da qualidade do ensino em contextos de maior vulnerabilidade social e educacional.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi)
Fonte: Ministério da Educação


