MEsp e ABCD promovem treinamento antidopagem com personalidades do wrestling brasileiro

Giullia Penalber. Foto: Reprodução

A atleta Giullia Penalber, a nutricionista esportiva Karoline Santana e o vice-presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Rodrigo Damasceno, participaram nesta terça-feira (18) do treinamento on-line “A mente alimenta o corpo: prevenção à dopagem começa nas escolhas diárias”. O encontro foi promovido pelo Ministério do Esporte e pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).

“Esse treinamento especial reforça a importância de oferecer orientação qualificada a atletas e equipes, unindo prevenção, informação e boas práticas. O Código Brasileiro Antidopagem prevê, dentre as obrigações das entidades de administração e prática do desporto, o desenvolvimento de ações educacionais em cooperação com a ABCD, e a parceria com a Confederação Brasileira de Wrestling nesse treinamento – que foi aberto a toda a comunidade esportiva – demonstra como iniciativas articuladas elevam o padrão de conhecimento da modalidade e fortalecem a integridade do ambiente esportivo”, afirma a coordenadora-geral de Educação da ABCD, Ana Bonetti.

Dona do melhor desempenho do wrestling brasileiro em Jogos Olímpicos, Giullia Penalber compartilhou sua já extensa trajetória na modalidade enfatizando aspectos como disciplina, empenho e cuidado na preparação para as competições nacionais e internacionais.

Integrante da equipe multidisciplinar da CBW, Karoline Santana explicou a rotina de trabalho da qual ela participa com a seleção brasileira de wrestling sub 17.

Ex-atleta e um dos principais gestores responsáveis pelo desenvolvimento do wrestling no Piauí e em Brasília, Rodrigo Damasceno mostrou o compromisso da CBW com a educação antidoping, além de explicar o trabalho permanente que vem sendo realizado junto a atletas e comissões técnicas nas cinco regiões do país. A confederação atua por meio de cursos, palestras e demais atividades presenciais e virtuais associadas ao Programa Jogo Limpo, executado com o apoio de entidades como o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a ABCD.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte