Consciência Negra: ALEMS homenageia a luta antirracista com Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva

A noite desta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) estava repleta de cores, sons e orgulho de quem lutou (e luta) por respeito e igualdade. A solenidade de entrega do Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva foi entregue a 26 personalidades que contribuíram para o combate ao racismo e a valorização da cultura negra.

O evento foi proposto pela deputada Gleice Jane (PT), quem promoveu a inclusão do nome de Tia Eva à honraria criada em 2009 pelo ex-deputado Amarildo Cruz (in memorian), por força da Resolução 108/2024, em homenagem à mulher que fundou uma comunidade quilombola em Campo Grande, pioneira na cidade. Por sua vez, Zumbi dos Palmares é o símbolo da resistência negra no Brasil contra a escravidão.

Consciência Negra: ALEMS homenageia a luta antirracista com Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva
Dep. Gleice Jane promoveu o evento

Segundo a deputada Gleice Jane, a homenagem é justa à uma população que mais sofre com os problemas estruturais. “Esse evento vem em alusão ao Dia da Consciência Negra, que em um marco histórico é o primeiro ano em que celebramos o legado de Zumbi pela liberdade como feriado nacional. Tia Eva é um símbolo para a cidade. A escravidão deixou marcas profundas e precisamos de negros e não negros na luta antirracista. É importante essa homenagem, aos homens e mulheres que fazem essa diferença no estado. A violência contra pessoas pela sua cor, pela sua condição social continua e hoje a gente faz homenagem aos que lutam que é possível por uma justiça social. Dever do Estado e responsabilidade de toda a sociedade”, ponderou a parlamentar.

Como parte desse movimento, a Assembleia Legislativa mantém a página multimídia especial ALEMS Antirracista, que reúne iniciativas parlamentares e leis que promovem a igualdade, o combate ao racismo e a valorização da população negra, e ainda diversos materiais sobre o tema, como um livro infantojuvenil que mostra a beleza da diversidade, com distribuição gratuita e um banco de talentos negros de Mato Grosso do Sul – acesse aqui.

Consciência Negra: ALEMS homenageia a luta antirracista com Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva
Página multimídia pode ser acessada pelo www.al.ms.gov.br

Além de Gleice Jane, também estiveram presentes na solenidade os deputados Renato Câmara (MDB), Junior Mochi (MDB), Lia Nogueira (PSDB) e Roberto Hashioka (União), além de membros de diversas entidades representativas de categorias funcionais, comunidades quilombolas, religiosas, musicais e autoridades municipais e estaduais. A noite teve apresentação musical Giulia Schröder, voz e berimbau, e Jorge Aluvaiá na percussão e voz.  

Dores e vitórias

A atual presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Deumeires Morais, disse que a homenagem é fundamental. “Sempre que temos um reconhecimento da nossa história e da nossa luta, nos dá forças de continuar. Quando um negro, especialmente uma mulher negra, alcança um cargo de relevância como o que eu estou em uma entidade como a Fetems, que é a maior entidade sindical do Estado, temos que reafirmar nossa força. E a educação é fundamental para que possamos fazer a transformação da nossa sociedade, para que desde criança cresçam com a importância de uma grande rede de debate e conscientização e quebra de paradigmas”, destacou.

O secretário-executivo de Direitos Humanos do Governo do Estado, Ben Hur Ferreira, também usou a fala. “Meu povo ficou quase quatro séculos escravizado e está aqui para contar história. Um povo de resistência. Como é difícil entender o racista. Já fui recusado em um espaço que tentei alugar quando fiz mestrado em São Paulo, porque me disseram depois, claro, que ficaram em dúvida se os demais hóspedes aceitariam dividir o banheiro com um negro. Triste, mas hoje meus olhos estão vendo o que sonhei lá atrás, um plenário com tantas lideranças e histórias lindas, um Brasil que entende que o racismo é crime e nós temos que se unir e que somos um povo maravilhoso”, comemorou.

Em nome da Secretaria de Cidadania, a secretária Viviane Luiza da Silva citou a publicação do Decreto 16.602 que criou o MS Sem Racismo, com um Plano de Metas Antirracista para Mato Grosso do Sul – acesse aqui  –  para pensar em governança, educação e prevenção. “Avançamos, mas ainda há muito a construir”, disse. Da mesma forma o subsecretário de Políticas Públicas para a Igualdade Racial de Mato Grosso do Sul, Davidson de Deus Silva, falou que o decreto é o documento normativo que vai regulamentar como o Governo do Estado vai combater também dentro das suas instituições o racismo.

Homenagens

A fala em nome dos homenageados foi da professora pós-doutora Cinthia Santos Diallo, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. “Nosso mérito advém dos desafios que são postos à população negra, desde que chegamos aqui na condição de pessoas escravizadas. Desafiamos o racismo no cotidiano, no descaso, nas negligências, nos olhares de desprezo, no racismo institucional, que produz cotidianamente espaços de privilégios a uns e não a outros. Só nós aqui não bastamos para enfrentar uma sociedade estruturalmente racista como a brasileira. Precisamos de instrumentos que de fato diminuam a desigualdade. Ainda somos afetados pela pobreza, com a violência, onde mata-se mais negros jovens aqui do que em locais de guerra. Falta representatividade. Hoje é um dia para se sentir feliz, mas dia de cobrar a reflexão e o posicionamento dos espaços de decisão”, pontuou.

Consciência Negra: ALEMS homenageia a luta antirracista com Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva
Cinthia Diallo falou em nome dos homenageados

Também foram homenageados Ana Paula Archanjo, Ana Paula Lopes, Eliete Feitosa Tel – Neguinha do PT, Escola Estadual Maria Eliza Bocayuva – Projeto África em Foco, Geraldo Pereira de Paula, Lucinéia de Jesus Domingos Gabilão, Maria José Macedo, Marilza Eleotério de Barcelos Silva, Marta Celestina dos Santos – Marta Cel, O Quintal de Palmares – Centro Popular de Valorização e Divulgação da Cultura Afrobrasileira e Africana, Odete Francisco da Silva Cardoso, Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da UCDB, Renata de Oliveira Costa, José Roberto Costa Cardoso, Vitor Ramão Araújo Ribeiro, Paulo Freire Thomaz, Anízio de Souza dos Santos, Milena Silva do Nascimento, Valter Henrique da Silva Brandão, Viviane Luiza da Silva, Marlon Leal Rodrigues, Ivani Fermininano, Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, Rosildo Barcellos e Alexandre de Oliveira.

Assista as demais falas e a solenidade completa acessando aqui.

Fonte: Agência ALMS