A delegação brasileira é composta pela Presidente da ABCD, Adriana Taboza de Oliveira, e pelo Coordenador-Geral de Operações, Anthony Ruy Cunha Moreira. Nesta terça-feira, a Presidente da ABCD assinou o Memorando de Entendimento, Cooperação e Criação de um Grupo de Discussão na área de antidopagem, ao lado das organizações nacionais antidopagem da Rússia (RUSADA), África do Sul (SAIDS), Emirados Árabes Unidos (UAE NADA), Belarus (NADA Belarus) e Cazaquistão (KazNADC).
O documento estabelece a criação de um grupo de discussão em antidopagem no âmbito do BRICS; a promoção de diálogo técnico contínuo entre os países; a cooperação em educação antidopagem, pesquisa, desenvolvimento normativo e troca de boas práticas e a realização de projetos conjuntos, seminários, conferências e iniciativas formativas.
O Memorando entrou em vigor na data da assinatura, com duração de 5 anos, sendo automaticamente renovado por igual período, salvo manifestação contrária de uma das partes.
Atuação Brasileira na Educação Antidopagem
Na Conferência realizada em Moscou, a delegação da ABCD reforçou o compromisso do Brasil com a Convenção contra o Doping no Esporte da UNESCO e com o Código Mundial Antidopagem, destacando o papel central da educação na prevenção e na construção de ambientes esportivos mais seguros. A presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem – ABCD, Adriana Taboza, apresentou um painel que tratou da “Cooperação sem fronteiras – a educação antidopagem como responsabilidade global”, e enfatizou em sua fala que a integridade do esporte é um bem global. “A educação antidopagem, quando construída de forma colaborativa, torna-se o caminho mais efetivo e sustentável para proteger atletas, competições e valores que unem todas as nações. O Brasil está pronto para continuar contribuindo, aprendendo e cooperando — sem fronteiras”, concluiu Adriana.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte


