Goiás sediou, na ultima terça-feira (18/11), a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O encontro ocorreu na Casa da Indústria – FIEG, reunindo representantes do governo, trabalhadores e empregadores para debater os desafios do mercado de trabalho e construir propostas voltadas à promoção do trabalho decente. A conferência, organizada de forma tripartite, paritária e democrática, integra o processo nacional coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As discussões resultaram na aprovação de 15 propostas, que serão encaminhadas à etapa nacional da II CNT, prevista para março de 2026, em São Paulo.
De acordo com o secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Lavigne, que participou da abertura do evento, a conferência estadual é um momento estratégico para Goiás e para o Brasil, pois reúne governo, trabalhadores e empregadores em um espaço democrático de construção coletiva. “A Conferência nos permitirá transformar os desafios do mundo do trabalho nesse importante estado da federação em propostas concretas, capazes de orientar políticas públicas e promover um mercado de trabalho mais justo, sustentável e inclusivo”, ressalta Lavigne.
“A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás tem acompanhado de perto a realidade do mundo do trabalho no estado. Embora tenhamos evoluído em formalização e geração de empregos, ainda enfrentamos desafios que exigem ação conjunta. A Conferência é um espaço fundamental para ouvir trabalhadores e empregadores, identificar prioridades e propor caminhos que garantam relações de trabalho mais justas, seguras e dignas”, afirmou o superintendente regional do Trabalho em Goiás, Nivaldo Santos.
Também estiveram presentes na abertura Cesar Augusto Sotkeviciene Moura, secretário da Retomada do Governo de Goiás; Fernanda Carvalho, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT); Flávio Rassi, vice-presidente da FIEG e representante da bancada dos empregadores; e Fernando Cesar Silva da Mota, da CTB, representante da bancada dos trabalhadores.


