Para fortalecer a implementação do Programa Pé-de-Meia, ampliar o diálogo entre as redes estaduais de ensino e promover ações integradas para garantir a permanência e o sucesso escolar de estudantes da educação básica, o Ministério da Educação (MEC) realizou, entre os dias 17 e 19 deste mês, em Maceió, o Encontro Formativo da Rede Nacional de Implementação do Programa Pé-de-Meia (Renapem).
Promovido pela Secretaria de Educação Básica (SEB) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), esse é o terceiro encontro da rede e reuniu cerca de 120 participantes, entre gestores, técnicos, articuladores estaduais e representantes de instituições parceiras.
Por meio de vídeo enviado ao evento, a Secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou a importância da implementação dos planos de ação do Pé-de-Meia para combater a evasão escolar e o abandono no ensino médio.
“Esses planos de ação têm sido construídos com muita escuta nas redes. Não podemos esquecer que essa gestão do Pé-de-Meia é totalmente intersetorial, e esse trabalho que a gente vem fazendo na gestão da política, em nível nacional, precisa também ser feito por vocês no chão das redes e no chão das escolas. Vocês precisam trabalhar de modo muito integrado aos coordenadores da gestão de dados e aos coordenadores pedagógicos da política”, afirmou.
A secretária de Educação Básica apontou que é preciso potencializar o programa Pé-de-Meia para, além de combater a evasão, acompanhar a frequência dos estudantes, o seu desempenho na escola e os processos de aprendizagem em todas as disciplinas. “Queremos garantir o direito da juventude brasileira de acreditar na educação, acreditar na escola pública e, sobretudo, acreditar em si e no seu potencial transformador, para sermos cada vez mais um país melhor”, concluiu.
Entre os objetivos do encontro estavam: monitorar a execução dos Planos de Ação da Renapem 2025, cujas devolutivas foram entregues aos secretários estaduais durante encontro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em Roraima; apoiar redes de ensino em estratégias baseadas na equidade de redução da evasão, abandono e risco de reprovação no ensino médio regular e na educação de jovens e adultos (EJA); promover a troca de experiências entre os estados; fortalecer o alinhamento técnico da Estratégia Pedagógica Rumo Certo, prevista na Portaria MEC nº 496/2025; e preparar as equipes para o planejamento das ações de 2026, com base na Teoria de Mudança do Pé-de-Meia.
A diretora de Incentivos a Estudantes da Educação Básica, Marisa de Santana da Costa, também ressaltou o caráter estratégico da rede para a consolidação da política: “Nosso terceiro encontro com a Renapem reafirma que o Pé-de-Meia é uma política educacional estruturante, construída de forma colaborativa e sustentada por uma articulação intersetorial sólida. Ao reunirmos diferentes áreas do governo, parceiros técnicos e todas as redes estaduais de educação, avançamos na compreensão de que a evasão e o abandono escolar são fenômenos multicausais que demandam respostas integradas, baseadas em evidências e sensíveis às realidades dos estudantes e de seus territórios. Cada etapa deste encontro fortalece nossa capacidade coletiva de proteger trajetórias, garantir o direito à permanência escolar e de consolidar o Pé-de-Meia nos diferentes territórios com um olhar para a equidade”.
Programação – A programação incluiu painéis, oficinas, palestras e o acompanhamento técnico dos Planos de Ação desenvolvidos ao longo do ano pelas redes de ensino. Entre os temas debatidos nos painéis estão: “Um olhar sistêmico à proteção de trajetórias escolares e o Pé-de-Meia como indutor da permanência: instrumentos para ação e monitoramento”; “Painel de boas práticas: experiências estaduais sobre a Estratégia Pedagógica Rumo Certo e avanços no combate à evasão escolar pelas redes de ensino”; e “Evasão e abandono escolar sob uma lente sistêmica e multicausal”.
As oficinas abordaram a criação de alertas a partir da escuta no Sistema de Proteção de Trajetórias Escolares (SPTE); e o tema “Diálogos e estratégias territoriais para qualificação das regras do Pé-de-Meia e ações de busca ativa com foco na equidade”. Houve ainda a palestra “Teoria de Mudança: bases para o monitoramento estratégico e implementação do Pé-de-Meia 2026”.
A gerente do Ensino Médio de Pernambuco, Ana Laudemira Reis, destacou a importância da formação para o enfrentamento das desigualdades educacionais no território, “Participar do Encontro da Renapem foi uma experiência extremamente enriquecedora e fundamental para o fortalecimento da política no estado. Considero como ponto de destaque neste encontro, a presença intersetorial de parceiros vitais, como o MDS [Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Conbate à Fome], o MS [Ministério da Saúde] e o Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância], uma articulação que demonstra que o combate à evasão escolar exige uma abordagem intersetorial que considere a trajetória de vida e as múltiplas vulnerabilidades dos estudantes. Foi incrível”.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB
Fonte: Ministério da Educação


