MEC participa da 3ª Caravana Federativa do Rio Grande do Norte

Evento faz parte de uma série de agendas do ministro pelo estado. Foto: Luiz Fortes/MEC

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou nesta quinta-feira, 19 de novembro, da 3ª Caravana Federativa Estadual do Rio Grande do Norte, na cidade de Caicó. Essa edição abrange os municípios do Seridó e tem o intuito de atender gestores públicos, representantes de órgãos federais e estaduais, técnicos municipais e parceiros institucionais com foco na execução de políticas públicas e investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O evento ocorreu no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e integra uma série de agendas do ministro pelo estado. 

Na ocasião, Santana parabenizou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, pela realização da Caravana Federativa. “Um governo, para funcionar bem, precisa fortalecer a relação institucional, independente de quem seja o prefeito ou não, independente de qual seja o governo. O papel do governante é construir as relações institucionais com os estados e municípios”, destacou.  

“Um governo para funcionar bem precisa fortalecer a relação institucional, independente de quem seja o prefeito, independente de qual seja o governo. O papel do governante é construir as relações institucionais com os estados e municípios.” Camilo Santana, ministro da Educação 

Segundo o ministro, a caravana permite que os gestores sejam ouvidos para que o governo possa conhecer as necessidades dos municípios e garantir os investimentos necessários para a saúde, educação e construção de rodovias e outras obras necessárias para a população. “Esse é o momento desse debate, dessa discussão, de apresentar sugestões e fazer avaliações, corrigir resultados, e melhorar as ações nos municípios aqui da região”, observou.  

A caravana conta com representantes de ministérios, autarquias federais, e bancos públicos. A iniciativa fortalece a integração entre o governo do estado, o governo federal e municípios potiguares, ampliando o acesso às políticas públicas, serviços, financiamentos e soluções. O objetivo é acelerar obras, programas e investimentos estratégicos do Novo PAC e de outras políticas públicas essenciais. 

Na programação da caravana, são promovidas oficinas temáticas, bem como painéis de capacitação e atendimentos especializados individuais nas salas temáticas. Após os atendimentos, as demandas por município serão sistematizadas e os próximos passos, definidos.  

Entre os temas debatidos nos painéis estão: Rede de Parcerias; Caixa e o Novo PAC: Parcerias Estratégicas para a Aceleração de Investimentos Públicos; e Novo Plano Nacional de Educação (PNE): Desafios para as próximas décadas. 

O evento contou ainda com a presença da secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweikardt; do secretário da Saúde, Alexandre Motta; da secretária de Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte, Socorro Batista; do prefeito de Caicó, Judas Tadeu dos Santos; do reitor da UFRN, José Melo; da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro; além de autoridades locais. 

Agenda – Ainda na manhã desta quarta-feira (19), o ministro Camilo Santana visitou as obras da Creche Municipal Professor Oriel Segundo de Oliveira, na cidade de Caicó. À tarde, ele participa da inauguração da Rede de Inovação para Educação Híbrida no campus da UFRN. Na ocasião, Santana também comparece à cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o governo do Rio Grande do Norte, a Ebserh e a UFRN para estudar a viabilidade da construção do Hospital Universitário de Caicó.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Fonte: Ministério da Educação