Camilo Santana descarta cancelamento do exame e diz que anulação de três questões foi decisão técnica para garantir isonomia.
O ministro da Educação, Camilo Santana, posicionou-se nesta sexta-feira (21), nas redes sociais, sobre o Enem 2025 (Exame Nacional do Ensino Médio). Ele garantiu que a prova não será cancelada, mesmo após a anulação de três questões.
“Este ano, tivemos 500 mil pessoas envolvidas na aplicação da prova, nos dois dias, e 5 milhões de inscritos. Quero tranquilizar cada um de vocês que fizeram o exame: o Enem não será cancelado. O Inep tomou a decisão técnica de anular três itens, com o objetivo de garantir prevenção e isonomia, para não prejudicar nenhum aluno”, afirmou o ministro.
Na publicação, Camilo reforçou que o Enem é “um patrimônio do Brasil” e que a edição de 2025 está mantida. Os resultados finais serão divulgados em janeiro de 2026.
O ministro também comentou o ruído causado por informações sobre uma live que, cinco dias antes da prova, teria apresentado questões semelhantes às que caíram no exame.
“A Polícia Federal já foi acionada e tomará todas as providências, com o rigor da lei, em relação a esse caso. Quero tranquilizar e reafirmar: o Enem continua. Os dois gabaritos já foram divulgados e o resultado será publicado em janeiro do próximo ano”, informou.
Fonte: R7


