Sorridente, a dona de casa Viviane Caetano Souza pegou seu cartão do Bolsa Família e caminhou até a distribuidora de gás de cozinha mais próxima, no bairro Monte Serrat, em Salvador. O banner na entrada do local anunciava: Aqui tem Gás do Povo. “Estou satisfeita, porque me ajuda muito. Sou mãe solo, tenho uma filha de oito anos e agradeço por tudo que o governo está fazendo.”
Ela foi uma das primeiras moradoras da capital baiana a receber, nesta segunda-feira (24.11), a recarga gratuita do botijão de gás pelo Programa Gás do Povo, nova iniciativa do Governo do Brasil, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). O investimento do MDS no programa é de aproximadamente R$ 94 milhões nesta primeira fase de operação.
Viviane e a filha estão entre as quase 1 milhão de famílias contempladas nesta etapa do programa, que começou simultaneamente em outras nove capitais: São Paulo, Fortaleza, Recife, Belém, Belo Horizonte, Goiânia, Teresina, Natal e Porto Alegre. Em Salvador, mais de 170,6 mil famílias serão atendidas pela iniciativa.
Voltado à garantia da segurança energética e alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade, o Gás do Povo garante a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha (GLP 13 kg) para famílias inscritas no Cadastro Único, com renda per capita de até meio salário mínimo e cadastro atualizado há pelo menos 24 meses. Quem já é atendido pelo Bolsa Família tem prioridade na seleção.
Para Ana Paula dos Santos, que trabalha de forma autônoma fazendo limpeza em domicílios, a ação simboliza mais economia em casa. “A gente ficou sabendo do Gás do Povo pela televisão, e aí, veio ver se era realmente verdade, porque infelizmente tem muitas fake news. Mas graças a Deus é isso mesmo, e o governo está dando mais uma oportunidade à gente, de receber mais um benefício”, afirmou.
O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer de Salvador, Júnior Magalhães, participou do primeiro dia de operação do Gás do Povo. Ele destacou o impacto imediato do benefício, que reforça a segurança alimentar nos lares. “É uma ajuda importante para quem vive uma vida tão difícil, como a população de Salvador. Estamos muito felizes de poder estar nessa primeira leva, de um milhão de famílias, e contemplar tantas pessoas com o Gás do Povo”, declarou.
A meta do Governo do Brasil é ampliar o programa e alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026, consolidando o Gás do Povo como uma das maiores políticas públicas do país voltadas ao combate à fome, à pobreza energética e aos riscos associados ao uso de fontes inadequadas para cozinhar. O programa reduz a dependência de lenha e de combustíveis poluentes que afetam principalmente mulheres e crianças, contribuindo para a promoção da saúde e para a proteção ambiental.
AssessorIa de Comunicaçao – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome


