Está aberta a votação popular nos “Profissionais de Destaque” da edição deste ano do Prêmio Nacional do Turismo, que valoriza ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o Brasil. As indicações do público podem ser feitas até a próxima segunda-feira (1º/12), por meio do site do Ministério do Turismo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro de 2025, no espaço Millennium Convention Center, às 18h.
Clique AQUI e escolha seu favorito!
Conheça um pouco do perfil dos selecionados que estão concorrendo na categoria “Governo – Dirigentes e Parlamentares”.
Rafael Andreguetto – Turismólogo com 26 anos de experiência e especialista em Gestão de Projetos. Sua trajetória é marcada pela integração entre turismo, meio ambiente, cultura e desenvolvimento socioeconômico. Atuou na estruturação de atrativos e produtos turísticos no Parque Nacional do Iguaçu e coordenou o processo de concessão do Parque Vila Velha, consolidando referências nacionais de visitação sustentável. Com perfil técnico e visão estratégica, dedica-se a transformar o turismo em instrumento de valorização do patrimônio natural e geração de oportunidades para as comunidades locais. Atualmente, preside o Museu Oscar Niemeyer e é Diretor de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Paraná (SEDEST).
Roberto Alves de Lucena – Líder visionário que transformou o turismo paulista. Sua gestão é marcada por realizações: – Criação da Lei dos Municípios de Interesse Turístico (MIT): Modelo inédito que levou investimento direto a mais de 140 cidades. – Fortalecimento da Cadeia do Turismo: Fortaleceu programas como o Creditur SP, Academia do Turismo, Sabor de SP, entre outros. Visão Moderna e Sustentável: Impulsionou o Turismo Náutico, Ferroviário e Rural, implementando 7 Distritos Turísticos e criando guias temáticos (afroturismo, religiosos, 60+). Com o propósito de gerar oportunidades e desenvolvimento em cada território, Roberto de Lucena demonstra que o turismo é o caminho para o futuro econômico e social de São Paulo e do Brasil.
Saulo Ribeiro dos Santos – Turismólogo. Doutor em Geografia e Gestão Urbana. Professor do Curso de Turismo da Universidade Federal do Maranhão. Professor do Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Estadual do Maranhão. Líder do grupo de pesquisa “Turismo, Cidades e Patrimônio”. Coordenador do Observatório de Turismo da Cidade de São Luís. Membro da Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil. Diretor Científico da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo. Ocupou o cargo de Vice-Presidente de Turismo na Associação Comercial do Maranhão. Atuou como Presidente da Instância de Governança do Polo São Luís. Membro da Sustainability Academic Network. Atual Secretário Municipal de Turismo de São Luís.
SOBRE O PRÊMIO – Considerado o “Oscar” do turismo brasileiro, o Prêmio Nacional do Turismo reconhece o trabalho, a criatividade e a dedicação de profissionais e iniciativas que impulsionam o setor em todo o país. Fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação ajuda a consolidar o segmento como um vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental no país.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


