Está aberta a votação popular nos “Profissionais de Destaque” da edição deste ano do Prêmio Nacional do Turismo, que valoriza ações inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o Brasil. As indicações do público podem ser feitas até a próxima segunda-feira (1º/12), por meio do site do Ministério do Turismo. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 3 de dezembro de 2025, no espaço Millennium Convention Center, às 18h.
Clique AQUI e escolha seu favorito!
Conheça um pouco do perfil dos selecionados que estão concorrendo na categoria “Governo – Técnicos”.
Bruno Dantas Muniz de Brito – É Ph.D. em Geografia e Turismo pela UFC, Mestre em Desenvolvimento Regional pela UEPB/UFCG, Especialista em Docência do Ensino Superior pela UCAM-RJ e Turismólogo pela UFPB, tendo cursado ainda Ciências Econômicas e Administração de Empresas. Desempenha a função de Diretor do Departamento de Turismo do Governo do Estado de Roraima na Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo desde 2019. É idealizador das ROTAS AMAZÔNICAS INTEGRADAS – RAI tendo atuado como Coordenador Geral entre 2021 e 2023. É Professor Associado XIV da Universidade Estadual de Roraima – UERR/Campus Boa Vista. Foi Coordenador do Curso de Turismo da UERR (Nota 4 ENADE) entre 2013 a 2016 e em 2018. Vencedor do Prêmio Mérito e Talento 2024 da ABBTUR na categoria Gestão Pública Estadual do Turismo. É Consultor Sênior nas áreas de Desenvolvimento Regional, Planejamento, Inovação e Gestão Pública, Política de Destinos Turísticos, Marketing Turístico e Monitoramento de Impactos no Turismo.
Danielle Cardoso de Moura – Turismóloga e pesquisadora, Especialista em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Mestre em Turismo e Hotelaria e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Experiência de 28 anos na gestão pública, sendo 14 anos dedicados ao Turismo na esfera estadual e federal. Atualmente, é servidora efetiva na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, responsável pela Unidade Setorial de Controle Interno e pela gerência do Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, em que coordena a Alumia – Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul na FundturMS. Além disso, é uma grande entusiasta da gestão data driven.
Edson Moroni – Com mais de dez anos de experiência no setor, Edson Moroni dedica sua trajetória ao fortalecimento do ecoturismo e à valorização da biodiversidade sul-mato-grossense. Biólogo e pós-graduado em Governança e Inovação no Turismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atua desde 2023 como Gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), liderando políticas e projetos voltados à diversificação e qualificação da oferta turística do estado. Sua gestão tem sido marcada pela consolidação de programas voltados ao turismo de observação de aves, turismo de base comunitária, afroturismo, trilhas de longo curso, turismo acessível e inclusivo, além de ações de proteção a crianças e adolescentes no turismo, promovendo um setor mais seguro, ético e responsável.
SOBRE O PRÊMIO – Considerado o “Oscar” do turismo brasileiro, o Prêmio Nacional do Turismo reconhece o trabalho, a criatividade e a dedicação de profissionais e iniciativas que impulsionam o setor em todo o país. Fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional de Turismo (CNT), a premiação ajuda a consolidar o segmento como um vetor de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental no país.
Por Bárbara Magalhães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo


