MEsp prestigia Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais e destaca investimentos na modalidade

Foto: Satiro Sodré/Saltos Brasil

Os secretários de Alto Desempenho, Iziane Marques, e do Futebol, Patrick Correa, além da presidente da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), Adriana Taboza, participaram  nesta quinta-feira (27) as das provas das categorias juvenil e adulto de trampolim do Campeonato Brasileiro de Saltos Ornamentais.  A Taça Brasil ocorre até domingo (30) no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). 

Desde 2014, o Ministério do Esporte apoia o Centro Olímpico da UnB, que já recebeu quase R$ 5 milhões em investimentos destinados à estrutura, à execução de projetos e à qualificação profissional de atletas. O espaço é hoje referência nacional para treinamentos e grandes eventos da modalidade.

“Estamos participando da principal competição nacional dos saltos ornamentais. Aqui temos os melhores atletas. É uma oportunidade para eles evoluírem e conseguirem ser selecionados para o Programa Bolsa Atleta, uma vez que esta competição vale como critério para a seleção”, destacou a secretária de Alto Desempenho, Iziane Marques. “Aqui temos as melhores condições e performances para continuar na carreira exclusiva de alto rendimento e também chegar à seleção brasileira da modalidade.”

“Aqui temos as melhores condições e performances para continuar na carreira exclusiva de alto rendimento e também chegar à seleção brasileira da modalidade.”

Iziane Marques, secretária de Alto Desempenho do MESP

O coordenador geral do Centro de Excelências em Saltos Ornamentais da UnB, Ricardo Moreira, reforçou a importância da estrutura compartilhada. “Este é o principal centro de treinamento do país, onde mais de 50% da seleção brasileira treina diariamente. E o diferencial é que tanto atletas da seleção quanto iniciantes têm acesso à mesma estrutura de um atleta olímpico.”

A atleta Anna Lúcia, que compete no trampolim de um e três metros, treina ao lado de crianças de seis, sete anos. Elas têm não só ela como referência, mas também Luana Lira, ambas beneficiárias do Bolsa Atleta. “Aqui conseguimos acompanhar treinamentos da base à elite e realizar grandes eventos nacionais”, completou.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais (CBDA), Hugo Parisi, os avanços da modalidade têm relação direta com a parceria com o MEsp. “Tudo que temos hoje, o nível em que nos encontramos, é fruto de um trabalho desenvolvido desde 2014 com o Ministério. Por isso o salto ornamental no Brasil cresce a cada ano e não só em Brasília. Já conseguimos expandir a prática para outras cidades também”, ressaltou.

Programação

O campeonato segue até domingo (30), com provas de trampolim e plataforma, nas categorias individual e sincronizado, envolvendo atletas dos grupos A e B e disputas da Taça Brasil. A programação inclui provas de trampolim de 1m e 3m, plataforma de 10m e competições sincronizadas, que exigem precisão e sincronia entre os atletas.

As eliminatórias e finais acontecem diariamente no Centro Olímpico da UnB. Na sexta-feira (28), ocorrem as provas eliminatórias e finais do trampolim 3m e do trampolim sincronizado 3m. No sábado (29), será a vez das disputas de plataforma feminina e masculina. A programação se encerra no domingo (30), às 9h30, com as finais das provas de plataforma e trampolim 3m, nos naipes feminino e masculino.

 Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte