Brasília-DF 29/11/2025 – O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, presidiu neste sábado (29), na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), a cerimônia de entrega de espadas da Turma Dom Pedro II 2025. O evento marca o encerramento de cinco anos de formação e simboliza o ingresso dos novos aspirantes ao oficialato do Exército Brasileiro. Ao todo, 365 cadetes concluíram a formação, incluindo 8 de nações estrangeiras.
Durante o discurso de abertura, o Ministro dirigiu palavras de reconhecimento, estímulo e compromisso aos novos oficiais. “Desejo que o compromisso com a pátria, a dedicação ao serviço, o zelo pelo subordinado, a honra e a vitória sejam os marcos delineadores de suas jornadas profissionais. Busquem novos horizontes dentro das diversas opções que a Força Terrestre lhes oferece. Mantenham o preparo, realizem novas qualificações, especializem-se e sejam os melhores oficiais. Sejam felizes”, afirmou.
O Ministro destacou, ainda, a importância dos instrutores na formação moral e profissional dos cadetes. “A importante lição que um instrutor pode transmitir é o seu próprio exemplo de vida. Como dizem na caserna: as palavras convencem, o exemplo arrasta. Parabéns pelo esforço, pela dedicação desmedida e pelos ensinamentos transmitidos aos cadetes”, frisou.
Ao final, José Mucio reconheceu a liderança do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e o papel da Força Terrestre para o Brasil. “Meus cumprimentos ao General Tomás, por sua liderança e pela segura direção desta instituição tão admirada, fundamental para a soberania, a defesa das fronteiras e o apoio ao povo brasileiro.”
Nos próximos dias, os novos aspirantes a oficial seguirão para suas primeiras organizações militares, distribuídas por todo o território nacional, onde iniciarão suas trajetórias profissionais guiados pela hierarquia e disciplina.
Programação da solenidade
A solenidade teve início com a restituição do Espadim, quando os cadetes devolveram à Academia a réplica da Espada de Caxias, utilizada desde o primeiro ano da formação na Aman. Na sequência, os cadetes receberam a espada de oficial do Exército Brasileiro, símbolo da autoridade militar e da responsabilidade assumida.
Destaques da Turma Dom Pedro II
O primeiro colocado geral da turma, Cadete Lucas Cremonese Jaeger, do Curso de Cavalaria e natural de São Gabriel (RS), recebeu sua espada diretamente das mãos do Ministro da Defesa. Outros seis cadetes, destaques em suas respectivas armas e no Quadro de Material Bélico, foram agraciados por oficiais-generais. Os demais aspirantes receberam suas espadas de padrinhos e madrinhas, reforçando o apoio e a presença das famílias ao longo da formação militar.
Por Daniel Lima
Fotos: Comunicação Social da AMAN
Assessoria Especial de Comunicação Social
(Ascom) Ministério da Defesa
(61) 2023-5321
Fonte: Ministério da Defesa





