O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Conselho Nacional do Sesi (CN-Sesi) lançaram, nesta segunda-feira (1º), no Ceará, 1.500 vagas gratuitas de qualificação profissional para jovens por meio do programa SEJA PRÓ+ Trabalho e Emprego. A iniciativa integra um conjunto de 25 mil vagas ofertadas em todo o país, combinando Educação de Jovens e Adultos (EJA) com cursos profissionalizantes para trabalhadores de 18 a 29 anos que não concluíram a educação básica ou o ensino médio.
O lançamento foi realizado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, na Unidade Penal Vasco Damasceno Weyne (UP Itaitinga 5), no município de Itaitinga. O programa, que já está em execução na Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará, chega ao Ceará por meio de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), responsável pela implementação das ações no estado por meio do Sesi e do Senai. O evento reuniu autoridades estaduais e nacionais do setor produtivo, da educação profissional e das políticas públicas de trabalho.
Durante o evento, o ministro destacou que o SEJA PRÓ+ tem como foco elevar a escolaridade e ampliar as oportunidades de acesso ao mercado de trabalho para jovens que interromperam os estudos. Os formandos serão encaminhados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), ampliando suas chances de inserção em ocupações formais.
“Vamos ampliar a escolaridade e criar oportunidades de inserção para quem precisou deixar a escola e quer buscar profissionalização. Não há como pensarmos em ressocialização no Brasil sem educação e emprego”, afirmou Luiz Marinho, durante visita às instalações produtivas da unidade penal e inauguração de novos galpões construídos pelos alunos.
O ministro também participou da entrega simbólica de certificados da EJA e de cursos do Senai a 40 alunos formados, além de troféus a professores e profissionais envolvidos no projeto.
Para o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Fausto Augusto Junior, o programa representa uma oportunidade concreta de mudança de vida.
“O SEJA PRÓ+ une educação básica e qualificação profissional, oferecendo não apenas uma nova chance de aprendizado, mas um caminho real para ressocialização. Se queremos que essas pessoas não retornem ao crime, precisamos criar oportunidades — e a educação alinhada ao trabalho é o caminho”, destacou.
SEJA PRÓ+
O programa oferece vagas gratuitas para jovens entre 18 e 29 anos que não concluíram a Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental ou Ensino Médio) e desejam retomar os estudos com foco em melhorar suas perspectivas profissionais. A metodologia da EJA aplicada pelo Sesi articula conteúdos escolares com módulos de qualificação profissional em áreas de alta demanda, valorizando os saberes prévios dos estudantes e contextualizando o aprendizado às necessidades da indústria.
Além da formação educacional e técnica, os participantes que concluírem o programa terão seus nomes automaticamente encaminhados ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), facilitando o acesso a vagas formais.
Os jovens do sistema prisional estão entre os mais impactados pela falta de escolaridade e qualificação, enfrentando altas taxas de desemprego, baixos salários e barreiras de reinserção social. Desigualdades de raça, cor, gênero e renda agravam ainda mais esse cenário, reforçando a importância de iniciativas como o SEJA PRÓ+ para ampliar oportunidades e reduzir vulnerabilidades.


