Ceará abre etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho com participação do ministro Luiz Marinho

Foto: Allexandre Silva / MTE

Nesta segunda-feira (1º), o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, participou do lançamento da etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT) no Ceará. O evento, realizado no auditório do Sebrae, reuniu representantes de trabalhadores, empregadores e governo para discutir os desafios e as perspectivas do mundo do trabalho e elaborar propostas que serão encaminhadas à etapa nacional, prevista para março de 2026, em São Paulo.

Coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a II CNT é um espaço tripartite, paritário e democrático, destinado à construção coletiva de diretrizes para a promoção do trabalho decente e o fortalecimento do diálogo social em todo o país. As etapas estaduais estão sendo realizadas em todas as unidades da Federação até 12 de dezembro deste ano.

Durante a abertura do evento, o ministro Luiz Marinho destacou a importância do processo conferencial para consolidar políticas públicas que respondam aos desafios contemporâneos do mundo do trabalho. “Aqui é um local de discussão, de concertação, de construção de políticas públicas, onde se escuta e se propõe mudanças. Nós precisamos de espaço onde o diálogo chegue a soluções, mudar velhos problemas, discutir relações de trabalho. Aqui, na II CNT, é o local para isso”, afirmou.

Luiz Marinho enfatizou ainda que as etapas estaduais desempenham um papel estratégico ao trazer a diversidade regional para orientar os debates nacionais em 2026. “Ela tem o papel de olharmos os nossos problemas, para trabalharmos conjuntamente, discutindo e chegando a um consenso”, concluiu.

As etapas estaduais da II CNT contam com apoio técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Confira aqui mais informações sobre a II CNT.

 

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego