
Brasília (DF) – A campanha nacional Cidades sem Risco: #AprenderParaPrevenir, ação interministerial do Ministério das Cidades e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estará em 42 escolas, de 13 municípios brasileiros nesta edição.
A campanha, que está em seu 9° ano, é uma estratégia que leva para as escolas, informação e conhecimentos sobre o risco de desastres, mudanças e adaptação climática, para a construção da cultura de prevenção, tendo as comunidades escolares como polos irradiadores de conhecimentos e ações locais. Os municípios selecionados integram as áreas prioritárias do Novo PAC – Periferia Viva e escolas que atendem comunidades em áreas de risco, mapeadas pelo Cemaden.
Nesta semana, foi iniciada a etapa dos processos formativos dos agentes mobilizadores e facilitadores, que atuarão diretamente nas escolas, conduzindo as ações nos municípios, junto às escolas e comunidade local. Ao todo são 55 participantes, sendo 42 mobilizadores escolares e 13 facilitadores municipais, que mobilizarão centenas de estudantes, alcançando milhares de moradores dos territórios onde essas escolas estão inseridas.
“A gente entende que mais do que infraestrutura, planejamento, precisamos de ações de educação e informação. A campanha nas escolas, espaços potenciais de mobilização, fortalece a cultura preventiva para que a gente não trate desastres, mas reduza os riscos”, destacou Samia Sulaiman, coordenadora-geral de articulação da Secretaria Nacional de Periferias.
A capacitação dos agentes segue até março de 2026. Eles participam de três módulos do curso, que os prepara para a educação para Riscos de Desastres junto às escolas. Eles atuarão na elaboração projetos, ações e atividades com a comunidade escolar, ou seja, colocar em prática os conhecimentos adquiridos.
A campanha
Lançada durante a Caravana das Periferias, na escola Estadual Jardim Zaíra VIII em Mauá, a campanha tem investimento de R$ 3,9 milhões para execução pelo Programa Cemaden Educação, ligado ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden).
As ações da campanha tiveram início em julho e incluem, além dos cursos de formação, jornadas pedagógicas, eventos presenciais e virtuais, materiais educativos e prêmios. Ao final, previsto para julho de 2026, cada escola terá produzido um projeto para prevenção de riscos, de acordo com a realidade da sua comunidade.
Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades
Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]
Fonte: Ministério das Cidades


