Ministério do Esporte e FIFA avançam na preparação da Copa do Mundo Feminina 2027

O Ministério do Esporte se reuniu com representantes da FIFA para alinhar a preparação para a Copa do Mundo Feminina 2027. Foto: Henrique Barrios/MEsp

O Ministério do Esporte (MEsp) recebeu, na manhã desta terça-feira (02), representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para uma reunião de alinhamento sobre a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, que será realizada no Brasil. A diretora de Futebol da entidade, Jill Ellis, destacou o potencial do país como sede e reforçou o legado que o torneio deixará para as futuras gerações de atletas. O encontro ocorreu após uma reunião anterior entre o MEsp e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dedicada à governança da competição.

Jill Ellis ressaltou a importância histórica da edição de 2027, que será a primeira Copa do Mundo Feminina disputada na América do Sul. A diretora afirmou que o Brasil terá a oportunidade de mostrar ao mundo sua tradição, paixão e cultura ligadas ao futebol. Segundo ela, o torneio deve impulsionar a participação de meninas e mulheres no esporte e fortalecer a base da modalidade.

“O Brasil vai poder mostrar seu amor ao futebol e a energia única do país. A Copa será um evento extraordinário. Sempre que um país sedia o torneio, há um aumento imediato na participação. As jovens e os jovens se inspiram ao assistir atletas e jogos de alto nível”, afirmou. Ellis reforçou, ainda, o compromisso da FIFA com o desenvolvimento do futebol feminino no Brasil e destacou a importância de fortalecer a liga doméstica e de ampliar oportunidades para jovens jogadoras.

“Queremos ajudar a construir caminhos para que meninas encontrem um espaço seguro para jogar. O desenvolvimento acontece aqui, no Brasil. É essencial apoiar a liga local e a descoberta de talentos”, reforçou. A secretária executiva adjunta do Ministério do Esporte, Cynthia Mota, apresentou os avanços do governo federal na estruturação jurídica e administrativa da preparação para o evento. Ela destacou que a minuta da Lei Geral da Copa do Mundo de Futebol Feminino da FIFA 2027 está concluída e seguirá para análise da Casa Civil antes do envio ao Congresso Nacional.

Cynthia Mota também apresentou à FIFA a portaria de criação do GCOPA e do CGCOPA, estruturas que vão coordenar os preparativos da competição, compostas por oito Câmaras Temáticas voltadas a temas como vistos e imigração, legislação trabalhista, regime fiscal e cambial, segurança, proteção de direitos de competição, tecnologia da informação, questões jurídicas e transporte. “Tivemos uma ótima reunião de alinhamento e monitoramento, com participação da Casa Civil, para apresentarmos uma linha do tempo mostrando o que já fizemos e os próximos passos. Também discutimos a governança junto às cidades-sede e alinhamos o cronograma das reuniões das Câmaras Temáticas”, afirmou.

Coordenação

A representante de Relações Governamentais da FIFA, Jacqueline Barros, avaliou positivamente o andamento das discussões e ressaltou o fortalecimento da coordenação entre o governo federal e a entidade. “Foi uma oportunidade para revisarmos o andamento das ações e garantirmos que todos estejam plenamente informados. Avançamos na definição dos grupos temáticos e na composição inicial de seus membros, além de alinharmos o cronograma preliminar das próximas reuniões. Esse processo marca mais uma etapa na organização eficiente do evento e no legado que o torneio deixará ao país”, destacou.

Também participaram da reunião o diretor executivo de Operações da FIFA, Thiago Jannuzzi; a Head of FIFA Women’s World Cup, Rhiannon Martin; a Head do Legal da FIFA Brasil, Ticiana Ayala; o especialista do departamento jurídico da FIFA, Brett Sherrard; além de representantes da CBF e do Ministério do Esporte.

Reunião FIFA com Jill Ellis - 02/12/2025

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte

Fonte: Ministério do Esporte