Porto Alegre/RS. Na manhã desta quinta-feira (4/1), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Sul (FICCO/ RS) deflagrou a Operação Retomada, com o objetivo de desarticular organização criminosa com atuação na região de Triunfo/ RS. Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios gaúchos de Triunfo e Cidreira.
A operação contou com o apoio do Departamento Estadual de Homicídios e Narcotráfico, ambos da Polícia Civil do RS, e das Patrulhas Especiais do 1º Batalhão de Polícia de Choque da Brigada Militar.
O inquérito policial teve início a partir da prisão em flagrante de dois homens, ocorrida em maio de 2025, no município de Triunfo. Na ocasião, a FICCO/RS realizava ordem judicial, quando os policiais localizaram quantidade considerável de substância ilícita no local, prendendo ambos pelo crime de tráfico de drogas ilícitas.
A análise do material apreendido naquela data revelou a existência de uma rede estruturada de tráfico de drogas, possivelmente associada à organização criminosa com origem na Zona Leste de Porto Alegre/RS.
As investigações apontaram que as áreas de atuação do grupo, no município de Triunfo, havia sido demarcada por pichações, delimitando regiões de exploração do tráfico de drogas, em uma tentativa de expandir e consolidar um suposto domínio territorial.
A FICCO/RS é composta por integrantes da Polícia Federal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Penal do RS (SUSEPE). A força-tarefa integra o Plano de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na repressão qualificada às organizações criminosas e na redução da violência.
Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Sul
[email protected]
@pfriograndedosul
Fonte: Polícia Federal


