Empate entre Cruzeiro e Botafogo garantem a vice-liderança do Brasileirão ao Palmeiras

Foto: Vítor Silva |

Em um confronto repleto de emoção e reviravoltas no Mineirão, Cruzeiro e Botafogo empataram em 2 a 2 nesta quinta-feira, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado do duelo, que viu gols de Christian e Matheus Pereira para a Raposa, e Marçal e Alex Telles para o Glorioso, teve um impacto direto na parte de cima da tabela: confirmou o Palmeiras como o vice-campeão da competição nacional.

Com o ponto conquistado, o Cruzeiro alcançou os 70 pontos e garantiu, matematicamente, a terceira colocação. A equipe mineira, mesmo ficando três pontos atrás do time de Abel Ferreira, não pode mais alcançar o Alviverde paulista devido ao menor número de vitórias, critério de desempate decisivo.

Do outro lado, o Botafogo, que busca uma vaga no G5 para a Libertadores, permanece na sétima posição, com 60 pontos. O empate mantém viva a esperança, mas a equipe carioca dependerá de combinações de resultados na última rodada, torcendo contra Fluminense e Bahia, para conquistar um lugar direto na fase de grupos da competição continental.

O jogo

O Cruzeiro começou impondo seu ritmo e abrindo o placar aos 15 minutos do primeiro tempo. Christian aproveitou um cruzamento preciso de Sinisterra para cabecear e superar o goleiro Raul. Apesar de dominar e criar mais chances, a Raposa não conseguiu ampliar antes do intervalo.

Na segunda etapa, o Cruzeiro parecia selar a vitória quando Matheus Pereira, aos cinco minutos, aproveitou um rebote de Raul após chute de Kaio Jorge e marcou o segundo. No entanto, a reação botafoguense não demorou. Apenas sete minutos depois, uma falha de Matheus Pereira na saída de bola permitiu que David Ricardo roubasse a posse e cruzasse para Marçal, que diminuiu de cabeça.

O Glorioso intensificou a pressão em busca do empate, esbarrando na grande atuação do goleiro Cássio. Contudo, a persistência foi recompensada nos acréscimos. Aos 47 minutos, após derrubar Marçal na área, Kaiki cometeu pênalti. Alex Telles, com categoria, deslocou Cássio e igualou o marcador para o Botafogo. A partida ainda teve um último lance dramático aos 55 minutos, quando David Ricardo, do Botafogo, foi expulso após revisão do VAR por um lance perigoso contra Matheus Henrique.

Próximos desafios

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro viaja para enfrentar o Santos na Vila Belmiro, enquanto o Botafogo recebe o Fortaleza no Estádio Nilton Santos. Ambos os jogos estão marcados para o dia 7 de dezembro, às 16h (horário de Brasília).

Time Confronto (38ª Rodada) Data e Horário Local
Cruzeiro Santos x Cruzeiro 07/12, 16h (de Brasília) Vila Belmiro, Santos (SP)
Botafogo Botafogo x Fortaleza 07/12, 16h (de Brasília) Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)

                                                                                                     FICHA TÉCNCIA

CRUZEIRO 2 X 2 BOTAFOGO
Competição Brasileirão | 37ª rodada
Local Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data 04 de dezembro de 2025
Horário 19h30 (de Brasília)
Gols
Cruzeiro Christian, aos 15′ do 1ºT
Matheus Pereira, aos 5′ do 2ºT
Botafogo Marçal, aos 13′ do 2ºT
Alex Telles, aos 50′ do 2ºT
Cartões
Amarelos Cássio e Lucas Silva (Cruzeiro)
Allan e Jordan Barrera (Botafogo)
Vermelhos David Ricardo (Botafogo)
Arbitragem
Árbitro Anderson Daronco (RS)
Assistentes Luanderson Lima dos Santos (BA) e Michael Stanislau (RS)
VAR Diego Pombo Lopez (RS)
Escalações
Cruzeiro Cássio; Kaiki, Lucas Villalba, Fabrício Bruno e William; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Luis Sinisterra (Arroyo), Matheus Pereira (Matheus Henrique) e Christian (Bolasie); Kaio Jorge (Eduardo)
Técnico: Leonardo Jardim
Botafogo Raul; Alex Telles, Marçal, David Ricardo e Vitinho (Newton); Marlon Freitas, Allan (Kauan Toledo), Cuiabano (Montoro), Jordan Barrera (Barría) e Artur; Arthur Cabral
Técnico: Davide Ancelotti

Fonte: Esportes