O Ministério da Saúde iniciou a preparação para o Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, que acontece em 2026. A primeira etapa preparatória foi uma Oficina Nacional de Escuta com Crianças e Adolescentes, realizada de forma online, no dia 19 de novembro.
Organizada pelo Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Secretaria de Atenção especializada à Saúde (SAES) do MS, a atividade reuniu crianças e adolescentes de 6 a 12 anos, além de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial, pesquisadores da Fiocruz, equipes técnicas do MS e representantes de movimentos sociais. O Ministério da Saúde conduziu a escuta para compreender, diretamente das vivências dos participantes, os desafios, expectativas e contribuições para o fortalecimento do cuidado em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no âmbito dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e da Rede de Atenção Psicossocial.
A oficina adotou uma metodologia sensível, segura e participativa, com momentos de acolhimento, rodas de conversa específicas, dinâmicas criativas e salas temáticas menores. Os participantes também assistiram ao vídeo do Zé Gotinha sobre a história dos CAPS e foram convidados a imaginar o futuro do cuidado em saúde mental, reforçando a importância de incluir crianças e adolescentes como sujeitos ativos na construção de políticas públicas.
Entre os principais pontos levantados pelos jovens participantes, destacaram-se a necessidade de ampliar a divulgação sobre o papel dos CAPS, o incentivo ao diálogo sobre saúde mental nas escolas e nas famílias, o enfrentamento de estigmas e preconceitos, o fortalecimento de ambientes acolhedores com espaço para arte e expressão e a ampliação da participação social por meio de conteúdos digitais e instrumentos oficiais de consulta.
Para o Coordenador-Geral de Redes e Serviços de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Vinícius Vieira, a escuta nacional representa um passo central na ampliação do cuidado. “É muito significativo para nós escutar cada um de vocês. Tudo o que trouxeram aqui nos ajuda a entender melhor o que precisa avançar no cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes em todo o país”.
Fórum Nacional de Escuta com Crianças e Adolescentes
A escuta nacional foi a primeira etapa de mobilização para o Fórum Nacional de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes, que será conduzido pela pasta em articulação com diversos
ministérios, estados, municípios e organizações da sociedade civil, garantindo que diferentes olhares contribuam para uma política robusta e territorializada. A mobilização para os Fóruns Regionais começará nos próximos meses, dando continuidade ao processo participativo, tendo como objetivo a promoção do diálogo intersetorial nos 26 estados e no Distrito Federal. Em 2026, o Fórum Nacional reunirá representantes de diversos setores do Governo Federal, da sociedade civil e dos delegados gestores, trabalhadores e usuários do SUS das cinco regiões do país para debater as propostas, consolidando uma política pública forte, integrada e baseada no diálogo com quem vivencia o cuidado.
A política de saúde mental do SUS reúne ações que promovem acolhimento, cidadania e cuidado integral. O Ministério da Saúde coordena essa política por meio da Secretaria de Atenção Especializada, responsável pelo fortalecimento dos Centros de Atenção Psicossocial e pela organização da Rede de Atenção Psicossocial, que articula diferentes pontos do SUS para garantir atenção contínua e qualificada para pessoas de todas as idades.
Kathlen Amado
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde


