O Complexo Fotovoltaico Sol do Agreste, localizado nos municípios de São Caetano e Tacaimbó, em Pernambuco (PE), iniciou a fase de testes das últimas de suas seis usinas solares no dia 18 de novembro. Integrante do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), o empreendimento reúne 549 unidades geradoras e totaliza 169,83 megawatts (MW) de capacidade instalada, consolidando-se como um dos maiores projetos de energia solar da região Nordeste.
Com investimento estimado de R$ 823 milhões, as seis usinas que compõem o complexo contam com capacidade individual que varia de 19,98 MW a 43,29 MW, com garantia física total de 50,20 MW médios. Com obras homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o início da operação comercial está previsto para maio de 2026.
Para viabilizar a conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN), será implantada uma subestação elevadora de 34,5/230 kV e uma linha de transmissão de 230 kV, com 1,3 km de extensão, que integrará o complexo à Subestação Tacaimbó.
O licenciamento ambiental do empreendimento foi conduzido pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), que já emitiu a Licença de Operação (LO) do empreendimento. Com essa etapa iniciada, o Complexo Sol do Agreste avança como mais um ativo estratégico para o fortalecimento da matriz elétrica renovável do país e para o desenvolvimento econômico regional.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn


