O destino inicial da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da FIFA 26™ foi traçado. Em sorteio realizado nesta sexta-feira (5), em Washington D.C. (EUA), o Brasil foi confirmado como cabeça de chave do Grupo C e terá pela frente as seleções de Marrocos, Escócia e Haiti na primeira fase da competição.
A estreia está marcada para o dia 13 de junho, contra o Marrocos, quarto colocado no Mundial do Catar, em 2022. Em seguida, o Brasil encara o Haiti, no dia 19. A equipe retorna à elite do futebol mundial após 52 anos de jejum. E no dia 24, a seleção amarelinha enfrenta a Escócia, cuja última participação no torneio se deu em 1998.
A equipe comandada pelo técnico Carlo Ancelotti estava no Pote 01 e assegurou posição de liderança em um grupo considerado equilibrado, que reúne tradição europeia, força africana e uma equipe caribenha emergente.
Grupo C:
Brasil: Pentacampeã mundial, a Seleção inicia a campanha como uma das favoritas à conquista do título.
Marrocos: Semifinalista na última edição, a equipe marroquina chega fortalecida e é considerada o principal desafio do grupo.
Escócia: Com tradição no futebol europeu, a seleção escocesa traz força física e competitividade.
Haiti: Representante caribenha, o Haiti completa a chave e busca surpreender no novo formato da competição.
Estreia e calendário de jogos
O Brasil fará sua estreia no Mundial no dia 13 de junho de 2026. A ordem dos confrontos da fase de grupos ficou definida da seguinte forma:
- Brasil x Marrocos – 1ª rodada
- Brasil x Haiti – 2ª rodada
- Brasil x Escócia – 3ª rodada
Formatação inédita do Torneio
A edição de 2026 será a primeira com 48 seleções, distribuídas em 12 grupos de quatro equipes. O novo formato amplia o número total de partidas para 104 e aumenta o grau de competitividade.
Avançam à fase eliminatória as duas melhores seleções de cada grupo e os oito melhores terceiros colocados, que formam uma inédita fase de 32 avos de final. As equipes que chegarem à decisão, marcada para 19 de julho de 2026, no Estádio de Nova York e Nova Jersey, disputarão oito partidas ao longo do torneio. Esse é o maior número na história das Copas.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte


