Segunda-feira é feriado em nove municípios de MS

Foto: Paulo Francis

As cidades que param são: Aquidauana, Dourados, Iguatemi, Miranda, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Coronel Sapucaia, Sete Quedas e Porto Murtinho

Nove municípios de Mato Grosso do Sul terão feriado nesta segunda-feira (8) em homenagem ao Dia de Nossa Senhora Imaculada Conceição de Caacupé, padroeira do Paraguai e figura religiosa de forte influência no Estado. As cidades que param são: Aquidauana, Dourados, Iguatemi, Miranda, Rio Brilhante, Ribas do Rio Pardo, Coronel Sapucaia, Sete Quedas e Porto Murtinho.

A data mobiliza fiéis todos os anos. Tradicionalmente, as igrejas realizam tríduos (três dias de oração), que são encerrados com celebrações no dia 8, dedicado à Imaculada Conceição. No Estado, a devoção é reforçada pela presença de comunidades paraguaias e seus descendentes, que mantêm vivas as tradições ligadas à santa.

Origem – Entre os municípios, Dourados, por exemplo, tem como padroeira a Imaculada Conceição. Já em Porto Murtinho, a devoção é a Nossa Senhora de Caacupé. Padre Alisson Muryel, da Paróquia Maria Medianeira das Graças, em Campo Grande, explica que o nome original da santa é Nossa Senhora Imaculada Conceição de Caacupé, parte do dogma mariano celebrado em 8 de dezembro.

A história da devoção nasce da promessa feita por um indígena guarani, perseguido por membros de outra tribo. Ao conseguir escapar sem ferimentos, cumpriu o juramento de talhar duas imagens em madeira: uma pequena e outra grande.

A imagem maior pode ser visitada no santuário localizado no Paraguai, na cidade de Caacupé, cujo nome significa “atrás da montanha” em guarani. A menor teria sido encontrada dentro de uma mala no Lago Ypacaraí, dando origem ao culto e ao crescimento da cidade. A fama da imagem, segundo o padre, se espalhou devido aos milagres atribuídos à santa, que ultrapassaram fronteiras e alcançaram regiões brasileiras.

Influência paraguaia – A presença paraguaia no Estado fortalece a devoção, especialmente em bairros com grande concentração de famílias vindas do país vizinho, como na região da Vila Popular, em Campo Grande. “A santa tem importância sobretudo por conta dos paraguaios que vivem no Brasil. Os milagres e a oração fizeram a devoção se espalhar”, destaca padre Alisson.

Cidades sul-mato-grossenses incorporaram a celebração à sua cultura. Em Porto Murtinho, Nossa Senhora de Caacupé, também chamada de Virgem Azul, é padroeira do município por conta da influência fronteiriça.

Neste ano, não há programação oficial da prefeitura, mas há diversas manifestações populares. As casas costumam abrir as portas para partilhar chipa, sopa paraguaia e outras iguarias, enquanto a igreja realiza celebrações, como o banho da santa. Já em Rio Brilhante, o prefeito Lucas Foroni explica que o feriado também é mantido devido à tradição da fronteira.

Ribas do Rio Pardo, que reconhece Nossa Senhora da Conceição como uma de suas padroeiras, aproveita o dia para lançar a programação natalina. A agenda inclui celebração religiosa, acendimento das luzes e chegada do Papai Noel, além de shows desde a sexta-feira anterior.

Segunda-feira é feriado em nove municípios de MS
Capela Nossa Senhora de Caacupé, no Jardim Itália, na Capital. (Foto: Paulo Francis)

Programação na Capital – Em Campo Grande, embora não seja feriado, capelas dedicadas à santa prepararam tríduos de sexta (5) a domingo (7), a partir das 19h, encerrando com celebração na segunda-feira (8), no mesmo horário. As atividades acontecem em:

Capela Nossa Senhora de Caacupé – Rua Itapeva, 1302, Jardim Itália, às 19h30.
Capela Nossa Senhora de Caacupé – Rua Biritinga, 648, Jardim Montevidéu, às 19h.
Comunidade Nossa Senhora de Caacupé – Rua Vinícius de Moraes, 191, Bairro São Conrado, às 19h.

Fonte: Campograndenews