Internacional garante permanência na Série A com vitória sobre o Bragantino

O Internacional assegurou sua permanência na elite do Campeonato Brasileiro ao vencer o Red Bull Bragantino por 3 a 1 na tarde deste domingo, no Estádio Beira-Rio, pela 38ª e última rodada da competição. Com gols de Gabriel Mercado, Alan Patrick e Carbonero, o Colorado encerrou uma temporada de apreensão com um triunfo crucial, enquanto o Bragantino, que já sonhava mais alto, caiu para a décima posição.

A vitória não só aliviou a torcida colorada, que viu o time chegar aos 44 pontos, terminando em 16º lugar, como também foi complementada por resultados favoráveis de outros confrontos. As derrotas do Ceará para o Palmeiras (3 a 1) e do Fortaleza para o Botafogo (4 a 2) selaram de vez a permanência do Inter na Série A.

O jogo

O primeiro tempo no Beira-Rio foi marcado por poucas emoções e uma defesa sólida de ambas as equipes. A melhor oportunidade colorada veio aos 31 minutos, quando Borré preparou para Bruno Gomes, que chutou com força, mas a bola explodiu no travessão do goleiro Cleiton.

A volta para o segundo tempo, no entanto, trouxe um Internacional mais agressivo e determinado. Não demorou para o placar ser inaugurado: aos quatro minutos, após um lance de bate-rebate na área, a bola sobrou para o zagueiro Gabriel Mercado, que cabeceou. Cleiton ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar que ela cruzasse a linha, abrindo o marcador para o time da casa.

A tranquilidade aumentou aos 32 minutos, quando Alan Patrick converteu um pênalti com categoria, deslocando o goleiro e ampliando a vantagem para 2 a 0. A festa colorada se consolidou apenas três minutos depois, aos 35, com um belíssimo gol de Carbonero. O atacante arrancou pela esquerda, driblou a defesa adversária e finalizou com precisão para fazer o terceiro do Internacional.

O Red Bull Bragantino, apesar da desvantagem, ainda teve tempo para descontar. Aos 42 minutos, Jhon Jhon arriscou um chute de primeira da meia-lua e acertou o ângulo esquerdo de Rochet, marcando um golaço que selou o placar em 3 a 1.

Com a temporada oficialmente encerrada para o Internacional, o clube agora foca no planejamento para 2026, com a certeza de que disputará novamente a primeira divisão do futebol brasileiro. O Bragantino, por sua vez, apesar da derrota, finalizou o campeonato com 48 pontos, ocupando a 10ª colocação.

FICHA TÉCNICA
                                                      Internacional 3 x 1 Red Bull Bragantino
Competição Campeonato Brasileiro (38ª rodada)
Local Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data 07 de novembro de 2025 (domingo)
Horário 16h (de Brasília)
Cartões Amarelos Internacional: Alan Patrick, Alan Rodríguez
Bragantino: Eduardo Sasha, Jhon Jhon, Isidro Pitta, Cleiton
Cartões Vermelhos Nenhum
Árbitro Davi De Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Douglas Pagung (ES)
Quarto Árbitro Jose Mendonca da Silva Junior (PR)
VAR Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Gols (Internacional) Mercado, aos 4′ do 2ºT
Alan Patrick, aos 32′ do 2ºT
Carbonero, aos 35′ do 2ºT
Gol (Bragantino) Jhon Jhon, aos 42′ do 2ºT
Escalação Internacional Rochet; Aguirre, Vitão, Mercado e Bernabéi (Juninho); Bruno Gomes (Bruno Henrique), Thiago Maia e Alan Rodríguez; Alan Patrick (Richard), Vitinho (Carbonero) e Borré (Ricardo Mathias)
Técnico: Abel Braga
Escalação Red Bull Bragantino Cleiton, Nathan Mendes (Andrés Hurtado), Gustavo Marques, Alix Vinícius e Juninho Capixaba; Gabriel (Fernando), Gustavinho (Matheus Fernandes) e Jhon Jhon; Lucas Barbosa (Eric Ramires), Isidro Pitta e Eduardo Sasha (Vinicinho)
Técnico: Vagner Mancini

Fonte: Esportes