Ypy Porã será lançado nesta quarta-feira 10

Será lançado nesta quarta-feira, dia 10, no auditório da Prefeitura de Ponta Porã, o programa Ypy Porã, primeiro programa de empreendedorismo do PTIn

Programa marca a primeira iniciativa de empreendedorismo do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã

A Prefeitura de Ponta Porã lança nesta quarta-feira, dia 10 de dezembro, às 18h30, no auditório do Paço Municipal, o Ypy Porã, primeiro programa de empreendedorismo do Parque Tecnológico Internacional de Ponta Porã (PTIn).

A secretária municipal de Governo e Comunicação, Paula Consalter Campos, reforça que o evento é aberto a toda a sociedade da fronteira. Durante o lançamento, o público terá acesso a conteúdos sobre empreendedorismo e inovação, além de detalhes sobre o funcionamento do programa e do formulário de inscrição.

“É o momento de conectar-se com atores do ecossistema de inovação e captar dicas importantes para a aprovação de projetos”, destaca.

O programa será desenvolvido dentro do PTIn, que será inaugurado em breve pela gestão do prefeito Eduardo Campos, consolidando na fronteira um ambiente de inovação voltado à ciência, tecnologia e empreendedorismo. A iniciativa pretende impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, gerar novas oportunidades, difundir a cultura empreendedora, fortalecer o associativismo e o cooperativismo e promover avanços econômicos, sociais, ambientais e culturais.

A implantação do Ypy Porã conta com apoio da CERTI, instituição referência nacional em ciência, tecnologia e inovação, e da Wadhwani Foundation, organização internacional dedicada a impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de países emergentes por meio da geração de empregos em larga escala.

Entre seus principais objetivos, o programa busca transformar conhecimento e ideias inovadoras em novos negócios, capacitar participantes em temas essenciais de empreendedorismo, conectar empreendedores a diferentes stakeholders — como parceiros, fornecedores, clientes e investidores — e fortalecer projetos para editais como o Programa Centelha 3 MS, entre outras iniciativas de fomento.

Podem se inscrever autores de ideias ou projetos inovadores, produtos, serviços ou processos de qualquer segmento, desde que estejam em estágio de ideação ou validação (MVP). As propostas devem ser sediadas em Ponta Porã, Pedro Juan Caballero ou região de influência. Os participantes também devem ter disponibilidade para acompanhar encontros periódicos.

PROGRAMAÇÃO

18h30 – Credenciamento e welcome coffee
19h00 – Abertura institucional
19h15 – Painel “Ecossistemas e ambientes de inovação”, com Paula Consalter
Campos (Prefeitura de Ponta Porã) e Marcus Dias (CERTI)
19h45 – Painel “Ponta Porã e o futuro: qual o seu papel na inovação da
fronteira?”, com Edgar Andrade (Sebrae/MS)
20h15 – Oficina “Inscrevendo meu projeto no Ypy Porã”, com Renan Hubert
(CERTI)
21h00 – Encerramento e conexão

Fonte: Edilson José Alves