Membros da sociedade civil que compõem a Mesa Coordenadora da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO) realizaram, nesta semana, a primeira reunião com a participação do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos. O encontro teve como finalidade abrir um canal direto de diálogo entre a comissão e o ministro, para que a sociedade civil apresentasse o trabalho desenvolvido pela CNAPO, os desafios dos últimos anos e as principais perspectivas e demandas para o próximo período.
Representantes destacaram a importância de fortalecer a participação social na formulação das políticas públicas de agroecologia e produção orgânica, reafirmando o papel estratégico da CNAPO na articulação entre governo e sociedade civil. Além de expor o histórico e as prioridades da comissão, os integrantes buscaram compreender quais serão as diretrizes da nova gestão para o setor.
O ministro destacou a disposição do governo em fortalecer o trabalho da comissão. “Vamos construir muitas parcerias para fortalecer a CNAPO, estimular projetos de inovação no orgânico e na agroecologia e garantir, na pauta do governo como um todo, que o modelo agroecológico ganhe mais força”, completou.
Ao ouvir atentamente as falas dos participantes, o ministro Guilherme Boulos também agradeceu a presença de todos e reforçou a importância da agroecologia para o desenvolvimento sustentável do país. “A pauta da CNAPO é a mais legítima possível. É a alimentação saudável na mesa do povo brasileiro. É ter um modelo de produção soberano, não voltado apenas à exportação, tratando o alimento não como mera mercadoria ou commodity, mas como algo essencial para um país e para seu povo”, afirmou.
Para a secretária-executiva da CNAPO, Patrícia Tavares, o encontro marca um momento importante e simbólico. Segundo ela, a reunião permitiu apresentar ao ministro os avanços já conquistados, as ações que ainda precisam ser executadas e as expectativas para os próximos anos. “Essa reunião da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica com a Secretaria-Geral é fundamental para alinharmos os avanços, desafios e próximos passos na execução da política de agroecologia nesta gestão do presidente Lula”, afirmou.
Elizete Maria da Silva, do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste, também avaliou positivamente o encontro. “Hoje tivemos uma audiência com o ministro Boulos e foi uma reunião muito boa, muito construtiva. Falamos de diversas coisas que precisamos encaminhar enquanto Comissão Nacional de Agroecologia. Ele nos ouviu e, em alguns pontos, já apresentou encaminhamentos. Isso nos deixa felizes, porque sabemos que temos condições de avançar em políticas importantes”, declarou.
Fonte: Secretaria-Geral


