Conselho Nacional de Previdência Social: em última reunião do ano, ministro Wolney Queiroz destaca ressarcimento a 4 milhões de aposentados

O ministro da Previdência Social (MPS), Wolney Queiroz, agradeceu o trabalho e dedicação dos integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) ao longo de 2025 durante reunião nesta quinta-feira (11), a última do ano. O encontro acontece mensalmente na sede do Ministério, em Brasília.

Na abertura de hoje, Queiroz destacou o ressarcimento dos descontos não autorizados a mais de quatro milhões de aposentados e pensionistas, chegando a um volume de R$ 2,7 bilhões. “É um acordo histórico, nunca um governo pagou de volta à população o que havia sido roubado”, destacou o ministro.

Queiroz afirmou que o esquema identificado pela Operação Sem Desconto foi um “constrangimento” para o Brasil, mas destacou que a investigação comandada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União identificou os responsáveis e bloqueou R$ 2,8 bilhões dos investigados pela fraude. O ministro lembrou ainda que os órgãos de controle e de investigação trabalharam com total autonomia do governo federal.

O ministro também destacou a contratação de 500 novos peritos médicos federais como uma grande vitória da Previdência Social neste ano e reforçou a importância da regularidade de pagamento do bônus aos servidores e peritos participantes do Plano de Gerenciamento de Benefícios (PGD), o que acontece neste mês.

Durante a reunião do CNPS, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, apresentou aos conselheiros um balanço detalhado do ressarcimento de descontos e as medidas mais rígidas adotadas junto a instituições financeiras para garantir mais segurança aos cidadãos no campo dos empréstimos consignados.

A presidente do Conselho de Recursos da Previdência Social, Ana Cristina Silveira, também mostrou os avanços conquistados pelo órgão colegiado, como a redução do número e do tempo médio de análise dos processos administrativos. “Em 2026, queremos zerar os processos em análise há mais de 180 dias. Acredito que a celeridade é o caminho da justiça social”, afirmou. 

O ministro Wolney Queiroz finalizou o encontro garantindo que, em 2026, continuará “debatendo e promovendo ações para construir uma Previdência Social longeva, saudável e que inspire confiança àqueles que entrarem no mercado e aos 77 milhões de contribuintes – para que tenham a certeza de que irão receber suas aposentadorias”.

Fonte: Ministério da Previdência Social