MME destaca potencial de Minas Gerais em gás natural e hidrogênio natural

- Foto: Ricardo Botelho / MME

Como parte da programação da Caravana Federativa em Belo Horizonte (MG), o Ministério de Minas e Energia (MME) promoveu nesta sexta-feira (12/12) uma oficina para apresentar a Oferta Permanente de Concessão (OPC) de petróleo e gás natural aos municípios de Minas Gerais. A iniciativa evidenciou ainda o potencial do estado para a exploração de gás natural e de hidrogênio, além de detalhar o funcionamento do modelo que permite a oferta contínua de blocos exploratórios e áreas com potencial produtivo, ampliando a previsibilidade e a atratividade para investimentos no setor.

A apresentação destacou a Bacia do São Francisco, especialmente na porção mineira do território, onde estudos indicam a presença de gás natural em reservatórios de baixa permeabilidade. Também foram abordadas as perspectivas associadas ao hidrogênio natural, ampliando o horizonte de oportunidades energéticas e industriais para o estado. Atualmente, dezenas de blocos localizados em Minas Gerais estão listados nos editais da Oferta Permanente, abrangendo mais de uma centena de municípios e abrindo novas frentes para o desenvolvimento econômico regional.

“A disponibilização contínua de áreas na Oferta Permanente permite que os municípios de Minas Gerais se preparem melhor para receber investimentos, geração de empregos e arrecadação, com mais planejamento e segurança jurídica”, afirmou o diretor do Departamento de Política de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural do MME, Carlos Agenor.

Durante a oficina, foram explicadas as etapas necessárias para a inclusão das áreas na Oferta Permanente, que envolvem análises técnicas, manifestações institucionais, consultas públicas e procedimentos de licitação. O modelo busca assegurar segurança jurídica, respeito às normas ambientais e transparência, ao mesmo tempo em que acelera a disponibilização de áreas para exploração.

Além do potencial energético, a iniciativa foi apresentada como vetor de geração de empregos, arrecadação de royalties e estímulo à industrialização local, contribuindo para o fortalecimento das economias municipais, a segurança energética e a diversificação da matriz energética brasileira.

Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: 
(61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]


 Instagram ●  Twitter ●  Facebook ●  YouTube ●  Flickr ●  LinkedIn

Fonte: Ministério de Minas e Energia