
A equipe paraguaia de Pedro Juan Caballero vai enfrentar o Alianza Lima na primeira fase.
Os duelos das primeiras fases da Copa Libertadores da América 2026 foram definidos nesta quinta-feira (18), após sorteio realizado pela Conmebol. Entre os confrontos, o clube paraguaio Club Sportivo 2 de Mayo, da cidade de Pedro Juan Caballero, que faz fronteira direta com Mato Grosso do Sul, já conhece seu primeiro desafio no torneio continental.
Conhecido como “Galo Norteño”, o 2 de Mayo vai enfrentar o Alianza Lima, do Peru, na primeira fase da pré-Libertadores, em confrontos de ida e volta. A partida de abertura será disputada em casa, no Estádio Río Parapití, no dia 4 de fevereiro. O jogo de volta acontece em solo peruano no dia 11.
Caso avance à segunda fase, o clube da fronteira terá outro adversário do Peru pela frente: o Sporting Cristal. Já na terceira e última etapa antes da fase de grupos, o 2 de Mayo pode encarar, caso avance, o Carabobo (Venezuela) ou Huachipato (Chile), dentro do mesmo chaveamento.
Com isso, o time paraguaio não tem possibilidade de enfrentar clubes brasileiros nesta fase preliminar, cenário que só mudaria em caso de classificação à fase de grupos da Libertadores.

Esta será a primeira vez que um clube de fronteira disputa a Libertadores, o que pode levar grandes confrontos do futebol sul-americano para a região. O Estádio Río Parapití, com capacidade para 22 mil torcedores, fica a apenas 2,4 quilômetros da fronteira brasileira, no município sul-mato-grossense de Ponta Porã.
Desde que conquistou o acesso à primeira divisão do Campeonato Paraguaio, o 2 de Mayo vive um momento de crescimento no futebol nacional. Recentemente, o clube também disputou a fase preliminar da Copa Sul-Americana, sendo eliminado pelo Guarani.

Caminho dos clubes brasileiros – Os únicos representantes brasileiros na fase preliminar da Libertadores 2026 são Bahia e Botafogo, que entram diretamente na segunda fase eliminatória, marcada para as semanas de 18 e 25 de fevereiro. Por regulamento, os dois clubes não podem se enfrentar nesta etapa.
O Bahia terá pela frente o O’Higgins, do Chile, no primeiro confronto. Se avançar, disputará uma vaga na fase de grupos contra quem sair da chave que reúne The Strongest, Blooming ou San Antonio Bulo Bulo (Bolívia), além de Deportivo Táchira (Venezuela) e Tolima (Colômbia).
Já o Botafogo, campeão da Libertadores em 2024, terá um caminho mais complicado. O time carioca estreia contra um representante da Bolívia (The Strongest, Blooming ou Nacional Potosí). Em caso de classificação, pode enfrentar o Argentinos Juniors, da Argentina, ou um dos tradicionais clubes do Equador (Barcelona do Equador ou LDU).
Datas da Libertadores da América 2026
1ª fase: 4 e 11 de fevereiro
2ª fase: 18 e 25 de fevereiro
3ª fase: 4 e 11 de março
Sorteio da fase de grupos: 18 de março.
Fonte: Campograndenews

