Confira manual para propostas de saneamento em municípios de até 50 mil habitantes

Crédito: Marcelo Camará/MCID

A Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades publicou, nesta semana, um manual para apresentação de propostas para sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em áreas urbanas de municípios com até 50 mil habitantes. O manual apresenta a estados, municípios e consórcios públicos os fundamentos técnicos para acesso aos recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para ações de apoio à implantação, ampliação ou melhorias nos sistemas de água e esgoto. A informação foi oficializada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (18). 

O documento explica a origem dos recursos, os participantes e atribuições, os critérios de elegibilidades e detalha os pré-requisitos de enquadramento das propostas. A iniciativa visa qualificar a aplicação do investimento público, promover a universalização do saneamento básico e garantir melhores condições de saúde e qualidade de vida para a população brasileira.

São elegíveis para atendimento os municípios com população de até 50 mil habitantes, o governo do estado, consórcios públicos com população total até 150 mil habitantes, concessões patrocinadas e Parcerias Público-Privadas (PPP). Os municípios também devem estar adimplentes junto ao Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA).

Confira o manual na íntegra no site do Ministério das Cidades.

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades